Maioria dos empregadores acredita que reajuste salarial deve ser conforme a performance do funcionário
A maioria dos empresários acredita que o fator determinante para o reajuste salarial é um conhecimento diferenciado. Confira outros motivos
O Guia Salarial 2024, da empresa especialista em recursos humanos, Robert Half – Talent Solutions, divulgado recentemente, mostra que a maioria (47%) dos empresários acredita que o fator determinante para um aumento ou reajuste salarial é um conhecimento, ou especialização diferenciada.
Além disso, 44% acredita que a performance e entregas constantes influenciam no aumento da remuneração. Por fim, a experiência também é citada como determinante para o reajuste salarial.
A pesquisa também mostra que 47% dos empresários está preocupado com a capacidade da empresa em reter talentos. Veja mais detalhes!
Reajuste salarial
Portanto, ainda de acordo com o levantamento da Robert Half – Talent Solutions, ao serem questionados sobre como os salários devem ser reajustados em 2024:
- 38% dos empresários acreditam que deve ser de acordo com a performance dos colaboradores;
- 33% com base na convenção coletiva;
- 17% em linha com a inflação.
Dessa forma, como a minoria acredita que o reajuste salarial deve ser feito em linha com a inflação, o poder de compra do trabalhador pode ser reduzido, já que ele estará abaixo da inflação, caso não haja reajuste de acordo.
Veja também:
Este grupo está confirmado no pente-fino do Bolsa Família

Contratação em 2024
Além do reajuste salarial, a pesquisa mostra os planos dos empresários em relação a contratações em 2024. Confira:
Profissionais permanentes
- Expansão: 54%;
- Congelamento: 6%;
- Manutenção: 38%;
- Redução: 2%.
Projetos de curto prazo – menos de 6 meses:
- Expansão: 47%;
- Congelamento: 10%;
- Manutenção: 40%;
- Redução: 3%.
Projetos de longo prazo – mais de 6 meses:
- Expansão: 38%;
- Congelamento: 19%;
- Manutenção: 38%;
- Redução: 5%.
Por fim, os dados do Guia Salarial têm como base uma pesquisa online realizada pela Robert Half, que é a maior empresa de soluções de talentos do mundo, entre junho e julho de 2023, com 1500 entrevistados. Assim, sendo 500 empregadores e 1 mil colaboradores dos departamentos de Administração, Finanças, Operações, Recursos Humanos e Tecnologia.
Todos os entrevistados fazem parte de pequenas, médias e grandes empresas privadas em todo o Brasil.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com