Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 350 MIL brasileiros receberão dinheiro extra dia 30 de novembro; veja se você está na lista

Mais um pagamento está chegando para os brasileiros. Veja se você vai ser contemplado com o recebimento desse dinheiro extra em novembro!

Fim de ano chegando, nada melhor que passar as festas com dinheiro extra no bolso. Essa vai ser a realidade de 350 mil brasileiros, que vão receber o valor no dia 30 de novembro. A quantia é referente ao lote residual do Imposto de Renda 2023.

Nesta quinta-feira (23), a Receita Federal abriu as consultas para esse lote residual, que vai contemplar cerca de 358.737 contribuintes. São R$ 524,8 milhões a serem depositados, veja se você recebe!

Lote residual vai garantir dinheiro extra para brasileiros

A palavra imposto escrita em pequenos cubos de madeira em cima de uma superfície. No fundo, desfocado, está uma calculadora.
Imagem: rafastockbr/ shutterstock.com

O lote residual da restituição do Imposto de Renda é um pagamento feito para os contribuintes que tiveram algum problema na declaração, mas depois regularizaram suas pendências. Esse é o último lote pago referente ao ano vigente e, assim como os anteriores, alguns contribuintes têm prioridade no recebimento. São eles:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 a 79 anos;
  • Pessoas com deficiência física ou mental;
  • indivíduos cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.

Veja também: Projeto prevê punição grave para motoristas de aplicativo que não tiverem troco para dar ao passageiro

Vale lembrar que o pagamento é realizado automaticamente na conta informada pelo contribuinte na declaração de imposto de renda. Além disso, o valor da restituição do Imposto de Renda é corrigido pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento. No mês do depósito, é acrescido de mais 1%.

Como fazer a consulta do lote residual?

Para descobrir se você faz parte do grupo que receberá o dinheiro extra no final de novembro, é necessário acessar a página da Receita na internet. Lá, você encontra a opção “Consultar restituição do imposto de renda”, que te direciona para o sistema de consulta.

Nessa mesma página, também é possível verificar possíveis pendências, extratos, histórico de declarações e mais. Lembrando que para acessar os recursos mais avançados, é necessário ter uma conta gov.br nível prata ou superior.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com