Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 Melhores cartões de crédito para aposentados e pensionistas

Confira a lista dos melhores cartões de crédito para aposentado e pensionista e encontre o que melhor se encaixa, de acordo com as suas preferências!

0

Cartões para aposentados e pensionistas são um ótimo modo de ampliar o acesso ao crédito, com opções especiais para esta parcela da população.

Nos próximos tópicos, serão apresentados os melhores cartões de crédito para esta categoria, suas vantagens exclusivas e muito mais.

É provável que você também se interesse:

Os melhores cartões de crédito para alta renda

O que são cartões de crédito para aposentados e pensionistas?

Os cartões de crédito para aposentados e pensionistas são uma forma de comprar com auxílio de um “empréstimo” feito por bancos. Ao usá-los, o cliente pode fazer compras online ou em lojas físicas a partir do limite de uma modalidade eletrônica em qualquer período do mês.

Esta forma de pagamento é bastante usada hoje, pois possibilita muitas vantagens. Nem sempre se tem dinheiro disponível para pagar as contas do mês ou resolver uma urgência. Assim, ter crédito como alternativa se torna muito útil. 

Como fazer um cartão de crédito para aposentados e pensionistas?

Para fazer um cartão de crédito para aposentados e pensionistas, é necessário escolher, primeiramente, a melhor empresa. Algumas delas disponibilizam o cadastro pelo site de maneira simples e prática.

Outras empresas podem exigir que o futuro cliente vá a uma agência para realizar a solicitação. Por isso, é sempre preciso checar o passo a passo, de acordo com o protocolo de cada instituição. 

Documentos

Para solicitar um cartão de crédito desta modalidade, é necessário apresentar:

  • Documento com foto,
  • CPF,
  • Comprovante de residência,
  • Contracheques do benefício.

Renda

Para ter o direito de solicitar um cartão de crédito deste segmento, será preciso possuir renda fixa e ganhar no mínimo um salário mínimo de benefício. 

Muitas são as vantagens concedidas a um aposentado ou pensionista que possui um cartão de crédito. Em primeiro lugar, o pagamento é descontado diretamente do salário ou benefício, e isso evita pagar juros por atraso.

Em comparação a outros tipos de cartões de crédito, esse conta ainda com uma taxa de juros bem menor do que outras formas de pagamento.

Outra vantagem é que a quantidade de estabelecimentos que aceitam os cartões de crédito para aposentados e pensionistas é bem maior. 

Confira outros benefícios:

  • A anuidade muitas vezes é dispensada nesse tipo de cartão de crédito;
  • Outros taxas, como as de manutenção, também são isentas;
  • Alguns cartões de crédito para aposentado e pensionista contam ainda com a facilidade de participar de sistemas de arrecadação de pontos e vantagens, assim a pessoa pode ganhar descontos ao adquirir um produto de uma empresa;
  • Outra vantagem se refere à possibilidade de empresas de cartões de crédito para aposentados e pensionistas não verificarem as pendências do nome em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Então, o cadastro pode acontecer até mesmo com pessoas que estejam com o nome no negativo!

Como comprar com cartões de crédito para aposentados e pensionistas e tirar o máximo de proveito

Para comprar com cartões de crédito para aposentados e pensionistas, é importante saber qual o tipo e como usá-lo. As lojas, sejam elas físicas ou online, terão sua sistematização.

Nas lojas físicas, basta levar o cartão, comprar e dividir o pagamento como o consumidor achar melhor. Em casos de lojas online, é necessário pesquisar a confiabilidade.

Não se deve colocar os dados pessoais em qualquer site antes de conferi-lo. É importante buscar ajuda de quem entende do assunto. 

Ao comprar em sites, é necessário informar:

  • RG;
  • CPF;
  • Nome completo;
  • Número do cartão;
  • Código do cartão;
  • Validade do cartão;
  • Endereço de entrega e de fatura.

Caso haja mais dados do que os mencionados, desconfie. Já nas compras em lojas físicas, o cartão de crédito com chip é necessário, devendo inseri-lo na maquininha e digitar a senha.

Não esqueça de prestar atenção no valor e no número de parcelas presentes no equipamento, já que pode acontecer algum engano. 

Além disso, é preciso tomar cuidado com o cartão e documentos pessoais, que não devem ser entregues para outra pessoa no momento da compra. Mantenha-os sempre sob controle para garantir a segurança. 

Melhores cartões de crédito para aposentados e pensionistas

Para facilitar a vida de quem procura por cartões de crédito para aposentados e pensionistas, confira a lista dos melhores cartões de crédito para este perfil de usuários. 

Vale lembrar que decidir sobre a melhor opções é algo subjetivo, por isso é importante conhecer bem cada cartão e escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Cartão consignado Caixa Simples

cartão de crédito consignado caixa simples
Foto: Caixa

Este tipo de cartão de crédito apresenta anuidade gratuita e algumas outras vantagens, estando entre os melhores da categoria. Nele, o valor da fatura é retirado automaticamente do salário recebido. A quantia é equivalente a até 5% da renda.

Pessoas beneficiárias com idade abaixo de 75 anos e que recebem a partir de um salário mínimo podem solicitar o cartão.

Anuidade 

Este cartão não tem cobrança de anuidade.

Renda recomendada

Para solicitá-lo, é exigida renda a partir de um salário mínimo.

Diferencial

O cartão tem uma facilidade maior de desconto de parte da fatura, relativo a 5% do valor recebido pelo INSS.

Prós do cartão 

Sem anuidade, juros mais baixos, não tem consulta de CPF, possui vários benefícios de acordo com o estilo de vida do usuário.

Contras do cartão

Os principais pontos negativos do cartão Caixa Simples são praticamente um padrão para todos eles. Não é possível cancelar o desconto automático dos 5% e não pode comprometer mais do que 30% do benefício do cliente. Além disso, não é aberto para maiores de 75 anos.

Taxas do cartão

Há taxa de emissão de R$ 15, parcelável em até 3x na fatura. A taxa de juros varia de 2,7% a 3% ao mês para uso do rotativo.

Para conferir todas as vantagens, basta entrar no site da Caixa e verificar como obter o cartão, dentre outras informações. 

Cartão de crédito Bradesco Elo Consignado INSS

cartão de crédito bradesco consignado inss nacional
Foto: Bradesco

Esta linha de cartão de crédito pode ser bastante prática. Isso porque vários estabelecimentos no Brasil o aceitam.  

Anuidade

Este cartão não cobra anuidade.

Renda recomendada

A renda aceita é a partir de um salário mínimo, sendo aposentados  a partir dos 18 anos e pensionistas com pelo menos 21 anos.

Diferencial

Taxas de juros diferenciadas que devem ser consultadas ao solicitar o cartão. 

Prós do cartão 

Este cartão apresenta vantagens exclusivas e crédito rotativo. Confira no site os demais benefícios de se obter este tipo de cartão de crédito do Bradesco.

Contras do cartão

Os principais pontos negativos do cartão são os mesmos de outros, um padrão para todos eles. Não há como cancelar o desconto automático dos 5%.

Taxas do cartão

Há tarifa de emissão.

Cartão de crédito BMG Card Consignado

cartão bmg card mastercard
Foto: Banco BMG

O cartão de crédito BMG é outra forma fácil de conseguir crédito de forma rápida e simples, sendo um dos destaques do ranking da categoria. Com o valor da fatura automaticamente cobrado no salário, é possível comprar até 5% desse benefício. 

Anuidade

Não apresenta anuidade.

Renda recomendada

A partir de um salário mínimo é permitido solicitar este cartão.

Diferencial

É um cartão de crédito que pode ser aceito em alguns países e oferece a opção de sacar o crédito. 

Prós do cartão

Apresenta como vantagem uma das menores taxas, 2,7% por mês, valor abaixo de muitos cartões de crédito para aposentado e pensionista. Outra vantagem é que, para adquirir, não há consulta ao SPC ou Serasa. 

Contras do cartão

Há limite de crédito de 5% para o INSS.

Taxas do cartão

Há uma taxa de emissão do cartão de 3 parcelas de R$ 5.  A taxa de juros é 2,7% ao mês (rotativo).

Cartão de crédito  Inter Consignado

cartão de crédito banco inter consignado
Foto: Banco Inter

O cartão do Banco Inter apresenta a opção de cartão internacional com juros muito baixos e está entre os principais no ranking da categoria. O saque pode acontecer em atendimento 24 horas, uma ótima opção para quando faltar aquele dinheiro no meio do mês.

Anuidade

Não apresenta anuidade.

Renda recomendada

A partir de um salário mínimo.

Diferencial

Tem a opção de sacar até 90% do valor do limite do crédito. Caso o valor da fatura seja acima do limite percentual da renda, o cliente pode pagar a diferença da fatura. 

Prós do cartão 

Não precisa de consulta no SPC ou Serasa para aprovação do cartão de crédito. Além disso, o limite de crédito pode ser sacado.

Contras do cartão

A principal reclamação dos clientes do Banco Inter é a instabilidade do aplicativo e a demora no suporte via chat. 

Taxas do cartão

Não há taxas.

Cartão de crédito Banrisul Mastercard Consignado INSS

cartão de crédito consignado inss banrisul
Foto: Banrisul

Com vantagens de cartões de crédito para aposentado e pensionista e também para servidores públicos, o Banco Banrisul é uma das instituições do país que mais fornecem assistência para essas pessoas. Ele está no topo do ranking da categoria

Anuidade: 

Sem anuidade.

Renda recomendada

Apresentar um benefício fixo no INSS.

Diferencial

O cartão Banrisul pode ser adquirido sem nenhuma burocracia e os juros são baixos, chega a até 5%. A opção de saque também está disponível.

Prós do cartão

O cartão apresenta um prazo de até 45 dias de pagamento da fatura, pode ser sacado até 95% do limite do cartão, participa de programas de pontos do Mastercard Surpreenda e é um cartão internacional.

Contras do cartão

Este cartão não tem cashback e nem oferece cartões adicionais.

Taxas do cartão

Apresenta tarifa de emissão do cartão de R$ 15. Há ainda serviço de proteção por perda e roubo a R$ 3,90 (opcional).

Confira quais são as empresas que oferecerem mais benefícios e são mais vantajosas nesta e em outras categorias dos melhores cartões de crédito em 2021.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos cartões de crédito para aposentado e pensionista?

Então, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito e empréstimos, entre outros temas. 

Imagem: Roman Samborskyi/shutterstock.com

Comentários
Carregando...