Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mercado aponta Selic a 8,25% em 2023, diz boletim Focus

Uma pesquisa de mercado feita pela Focus, divulgada na segunda-feira (7) pelo Banco Central, aponta Selic a 8,25% em 2023. Mesmo assim, a projeção para o final deste ano continua em 12,25%. Comparada ao levantamento da semana anterior, a projeção subiu 0,25 ponto percentual para o próximo ano.

Quando a Selic, taxa básica de juros do Brasil, aumenta, os preços dos produtos tendem a cair e ficar estáveis. Isso acontece porque a Selic é relacionada com a inflação. Além disso, os juros de empréstimos e financiamento sobem, assim como a rentabilidade de títulos do Tesouro Direto.

É provável que você também goste:

Santander sobe projeção da Selic para 12,25% em 2022

Com alta da Selic, quanto a poupança rende por mês?

Mesmo com SELIC em alta, Original lança CDB com rendimento de 200% do CDI

Dados do relatório de mercado

O relatório Focus resume estatísticas de mercado, que são coletadas toda semana. O levantamento traz a evolução gráfica e o comportamento semanal de vários índices da economia brasileira. Além da já citada taxa Selic, o relatório tem outros dois indicadores financeiros muito importantes para os brasileiros. Veja a seguir.

Alta do IPCA

O levantamento semanal mostrou expectativa de alta do IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo), que é basicamente a inflação do Brasil. A estimativa cresceu de 5,60% para 5,65%. O índice segue sendo estipulado em 3,51% para 2023.

A meta oficial para a inflação de 2022 permanece em 3,5%. Para 2023, ela é de 3,25%. O Banco Central estipula uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para atingir esse objetivo.

Crescimento do PIB

A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) também é de crescimento. A avaliação é de aumento de 0,30% a 0,42% em 2022. Para 2023, a expectativa permanece em 1,5%. A mudança positiva dos números se dá, principalmente, pela recuperação econômica do Brasil, que vem retomando sua economia com o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com