Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mercado eleva projeção de inflação e prevê Selic a 5% ainda em 2021

Previsão é de que a Selic encerre o ano em 5% e comece 2022 em 6%.

0

O mercado elevou as projeções para a Selic neste ano e para 2020, logo após o Banco Central (BC) declarar que está passando por mais um aperto financeiro em maio, em que o cenário de inflação voltou a piorar, ao se aproximar dos 5% em 2021.

O estudo Focus divulgado nesta segunda-feira (22) pelo BC mostrou que alguns especialistas agora veem um índice Selic de 5% ao final deste ano (com média de 4,50%) e de 6% no ano que vem (com média de 5,50%).

É provável que você também goste:

Aumento da Selic pode turbinar a sua restituição do Imposto de Renda

Aumento do Bolsa Família deve ocorrer após o fim do auxílio emergencial

Como a alta da taxa Selic para 2,75% afeta o seu dia a dia?

O Banco Central aumentou a taxa Selic em 0,75 pontos percentuais na semana passada (subindo para 2,75%) e informou que deverá promover uma nova queda da mesma magnitude em sua próxima reunião em maio, com destaque para a deterioração nas projeções de inflação durante todo o período de incertezas causada pelo COVID-19.

Perspectiva para inflação é de aumento no IPCA

Em termos de inflação, a perspectiva para o Focus agora é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acabe o ano em uma alta de 4,71%, sendo que antes o valor era de 4,60%. A meta oficial de inflação para este ano é de 3,75%, com margem de tolerância prevista em cerca de 1,5 ponto percentual.

O aumento segue a expectativa de alta de 7,26% dos preços administrados, 1,11 ponto percentual a mais que na semana anterior.

Especialistas consultados preveem aumento do índice IPCA para o ano de 2022 em 3,51%, em que é corrigido 0,01 ponto para cima e contra a meta de 3,50%, que acaba por ter uma margem de 1,5 ponto.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), as hipóteses de crescimento são agora de 3,22% e 2,39% em 2021 e 2022, respectivamente, frente a 3,23% e 2,39% anteriormente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...