Para se ter ideia, a Meta, reguladora do Instagram, Facebook e WhatsApp, ao longo do ano passado, demitiu cerca de 13% de seu quadro de funcionários. A companhia, bem menor, de aplicativo de transporte 99, também anunciou a dispensa de trabalhadores.
O que está por trás das demissões em massa?
Além de um cenário macroeconômico adverso, com a alta de juros e inflação, as empresas de tecnologia têm enfrentado problemas relacionados à publicidade. Boa parte das receitas desse tipo de companhia é arrecadada por meio de peças publicitárias. Contudo, a oposição contra práticas abusivas tem aumentado significativamente, o que dificulta a exibição.
Já as instituições diretamente relacionadas com atividades financeiras, como as fintechs, têm perdido clientes em decorrência da taxa de juros em alto patamar.
Diante dessa realidade, investidores pararam de investir na mesma proporção e começaram a pressionar o corte de custos.
No Brasil, os fatores se somam ainda com a mudança de governo.
Crise na Americanas resultará em desligamentos?
A recente crise anunciada pela Americanas, que fez com que a empresa entrasse com pedido de recuperação judicial, tem causado alguns estragos. As ações da companhia foram excluídas de todos os índices da bolsa, por exemplo.
Com dívidas que chegam a mais de R$ 40 bilhões, os rumos da varejista ainda são incertos. Apesar do momento adverso, ainda não se sabe se demissões devem acontecer em breve. A companhia ainda não se manifestou sobre esse assunto.
Imagem: pcess609 / Shutterstock.com