Metroviários brasileiros planejam fazer greve dia 3 de outubro
Após propostas que vão contra os desejos dos trabalhadores, metroviários pretendem realizar greve no próximo dia 03 de outubro. Confira!
Em forma de protesto contra a possível privatização de linhas na rede de transporte, metroviários pretendem entrar em greve geral no próximo dia 3 de outubro. A decisão, que foi tomada durante uma assembleia, foi anunciada na última quarta-feira, dia 20.
Assim, os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram a decisão por meio da presidente do Sindicato, Camila Lisboa. Se, até o dia proposto, não houver negociações, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) também não funcionará nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata no mesmo dia.
Saiba mais sobre a greve dos metroviários

De acordo com Camila Lisboa, a greve está acontecendo porque os trabalhadores consideram absurdo privatizar o metrô, o trem e a água. Segundo ela, ao realizar a privatização, esses serviços básicos ficariam a serviço de enriquecer os bilionários.
Ela finaliza a publicação dizendo: “não queremos deixar as linhas de trem e metrô virar Via Calamidade!”. Para ver a publicação e os comentários acerca da decisão dos metroviários, clique e acesse o Instagram de Lisboa.
Veja também:
Nova fase do Desenrola começa segunda-feira (25); saiba como participar
A decisão ocorreu ao mesmo tempo em que o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo decidiu, na terça-feira, dia 19, marcar uma greve de 24 horas no dia 3 de outubro. Este sindicato representa as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Até o momento, o Sindicato Central do Brasil, das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, apoia o movimento, mas não aderiu à paralisação.
Saiba mais sobre a proposta de privatização do metrô de SP
O atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deixou clara a intenção de realizar concessões para todas as linhas do sistema metroferroviário da cidade. O secretário executivo da SPI, André Isper Rodrigues Barnabé, na última semana, compartilhou as informações durante a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
A proposta para o sistema metroviário prevê a privatização dos trechos mencionados acima, além de incluir também linhas futuras. Este cronograma de privatizações deve contar com as primeiras audiências públicas apenas no final de 2024.
Imagem: prochasson frederic/shutterstock.com