Motoristas podem comemorar: IPVA vai ficar mais barato em 2024
Veja mais quais são os principais veículos que vão pagar IPVA mais barato em 2024 e entenda uma condição especial!
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá uma alteração para alguns veículos e ficará mais barato em 2024. Ainda, em alguns casos, a redução do valor chega a 10% em comparação a este ano.
Isso ocorre porque o valor do imposto tem como base o preço atual dos carros. Estima-se que cerca de 20% dos veículos terão o benefício de pagar a menos no início do próximo ano. Além disso, alguns carros possuem condições especiais que o isentam de pagamento do tributo. Entenda mais sobre a seguir.
IPVA ficará mais barato no próximo ano
O IPVA é um tributo cuja finalidade é melhorar as vias de acesso público, além de educação e saúde. Dependendo do estado, o imposto cobra 1% a 4% do valor atualizado do veículo naquele ano. Assim, com a queda de valor do veículo, o IPVA também fica mais barato no ano seguinte. Ademais, alguns dos carros que registraram maior queda no valor e a porcentagem de redução:
- Nissan Kicks: -9,67%
- Jeep Compass: -9,48%
- Honda HRV: – 8,82%
- Chevrolet Tracker: – 8,76%
- Toyota Corolla e Corolla Cross: – 8,36% e -8,75%
Outros modelos conhecidos como o Palio, Uno, HB20, Onix e Ecosport também estão na lista, porém com taxas menores. Ainda, na lista, o único que sofreu aumento foi o Gol, da marca Volkswagen, com elevação de quase 10% em comparação a setembro de 2022.
Veja também: Dívidas poderão ser pagas em parcelas de 145 vezes se este programa for aprovado; saiba mais

Isenção de pagamento do IPVA
Apesar de alguns donos conseguirem o IPVA mais barato, outros conseguem isenção total do pagamento. Isso ocorre principalmente em casos onde o veículo é usado para fins profissionais, como caso de táxis, ônibus, vans escolares, entre outros. À vista disso, pessoas com deficiência também possuem o benefício.
No entanto, alguns modelos mais antigos são igualmente isentos do valor. Isso ocorre quando o carro tem fabricação de 10 a 30 anos atrás, variando de acordo com cada estado. Nesse caso, o dono do veículo precisa solicitar a isenção no órgão responsável da sua região.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com