Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: grande parte das mulheres não poderão se aposentar em 2022

0

Em 2019, a Reforma da Previdência autorizou a mudança de diversas medidas de transição para aposentadoria. Dessa forma, todo ano as regras mudam suas exigências para se aposentar.

Se você pretende se aposentar em 2022, fique em alerta: grande parte das brasileiras não poderão solicitar a aposentadoria por não se encaixarem nos critérios deste ano. 

É provável que você também goste:

INSS: veja a idade mínima para se aposentar em 2022

INSS: aposentados terão reajuste de 10,16% e teto sobe

Como se aposentar sem ter contribuído com o INSS?

Idade mínima para se aposentar 

De acordo com as novas regras para solicitação da aposentadoria por idade, há um aumento de seis meses a cada ano para as brasileiras. Em 2022, a idade mínima será de 61 anos e 6 meses para as brasileiras.

Essa medida busca estabelecer que a idade mínima para as mulheres se aposentarem seja de 62 anos até 2023.

Critérios 

Se você faz parte do grupo de brasileiras que deseja se afastar da sua função profissional com direito à remuneração do INSS, você precisa estar de acordo com as seguintes medidas:

  • Completar 61 anos e 6 meses de idade neste ano;
  • Ter completado, no mínimo, 15 anos de contribuição para o INSS.

Devido a essas mudanças, boa parte das mulheres devem estar atentas a sua data de aniversário para que sua concessão do benefício seja aprovada, justamente por essa mudança na idade mínima. 

Ou seja, como o critério é ter 61 anos e 6 meses para se aposentar, as brasileiras que fazem aniversário em janeiro só podem pedir a aposentadoria em julho, por exemplo. Afinal, somente nesse mês elas completarão os 6 meses a mais que faltam para fazer o pedido.

Quando posso pedir a aposentadoria? 

Com base nessas novas regras, fizemos uma tabela conforme o mês de nascimento e a data que as mulheres poderão solicitar a aposentadoria em 2022:

Mês de nascimento Mês para pedir a aposentadoria
Brasileiras que nasceram em janeiro Julho
Brasileiras que nasceram em fevereiro  Agosto
Brasileiras que nasceram em março Setembro
Brasileiras que nasceram em abril Outubro
Brasileiras que nasceram em maio Novembro 
Brasileiras que nasceram em junho Dezembro

 

As mulheres que nasceram em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro que farão 61 anos, não poderão dar entrada na aposentadoria por ainda não terem contemplado a idade de 61 anos e 6 meses. 

Porém, em 2023 a idade mínima para as brasileiras se aposentarem será de 62 anos. Ou seja, aquelas que fazem aniversário depois de julho terão que esperar mais 6 meses para solicitar o benefício. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -