Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não declarei o Imposto de Renda 2022; e agora, o que pode acontecer?

Muitos são os fatores que podem levar uma pessoa a não declarar o Imposto de Renda 2022. E assim, o problema é o que pode acontecer com você ao não declarar o imposto.

Sendo assim, é fundamental ficar atento ao calendário, e não deixar a declaração para a última hora. Diante disso, confira abaixo, o que acontece se você não declarar o mesmo para a Receita Federal.

Não declarei o Imposto de Renda 2022; e agora, o que pode acontecer?

Em suma, a regra geral é que toda declaração de Imposto de Renda 2022 deve ser enviada até o último dia útil do mês de abril. A declaração se refere ao chamado ano-calendário, ou seja, o ano anterior. Por exemplo, os rendimentos recebidos ao longo de 2021, é necessário declarar até o último dia útil de abril de 2022.

O contribuinte que não declarar o Imposto de Renda 2022 dentro do prazo, terá que pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74, caso não tenha imposto a pagar.

Por outro lado, no caso de precisar pagar algum tipo de imposto ao Fisco, o valor da multa inicia em 1% ao mês devido e pode chegar a 20% do valor do imposto.

Além da multa, o CPF do contribuinte ficará suspenso. Ou seja, todas as vezes que o CPF for consolidado, aparecerá como “Pendente de regularização”. Isso o impedirá de acessar a diversos serviços como:

Ademais, quem não declara o Imposto de Renda 2022, cai na malha fina e passa por uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas pelo contribuinte.

Em último caso, a pessoa também pode ter o CPF cancelado e ser acusada de crime de sonegação fiscal (e pegar até 5 anos de prisão).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagens: Lais Monteiro / shutterstock.com