Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novas vagas para obter CNH gratuita serão abertas em outubro; saiba quem pode se candidatar

Governo deste Estado garantiu que programa para obtenção da CNH gratuita voltará em outubro deste ano! Veja se você pode participar.

Segundo informações do governador deste Estado brasileiros, novas vagas foram abertas para a participação gratuita no programa CNH Popular, para outubro. Ao todo, serão 25 mil oportunidades para quem tem o interesse em tirar a carteira de motorista.

Assim, Elmano Freitas, chefe do executivo do estado do Ceará, contou, na última quarta-feira (20), que este ano, assim como em 2022, os moradores poderão participar do programa. As vagas ficarão disponíveis por meio do Detran do Ceará.

Como participar do projeto de CNH gratuita do Ceará

A imagem mostra uma CNH.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

O programa existe desde 2009 e atende todos os 184 municípios cearenses. Com base nas informações da iniciativa, os cidadãos terão acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação. O foco são as pessoas de baixa renda. Além da habilitação para carro, também estará disponível a habilitação para motocicletas. Dessa maneira, a ideia do Estado é educar a população e diminuir o risco de acidentes.

No entanto, para o caso da CNH gratuita para moto, o Ceará concederá um capacete para todos os participantes do projeto ao final do processo de habilitação da categoria A. O item é garantido pela Lei 15.931/15.

Veja também:

iFood, Shopee e Mercado Livre estão entre as melhores empresas do mês de setembro; veja ranking completo

Veja a documentação necessária para se inscrever

O Governo do Estado do Ceará, durante o programa CNH Popular, solicita aos interessados que tenham a documentação necessária para a participação. Entre os documentos, estão:

  • Documento de identidade com foto (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social, para beneficiários de programas governamentais);
  • Laudo Médico com CID (para pessoas com deficiência física);
  • Declaração de permissão da Secretaria de Segurança Pública (em caso de egressos do Sistema Prisional).

Por fim, a declaração de Freitas aconteceu durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, em resposta a uma internauta que perguntou acerca da CNH gratuita. No entanto, até o momento, não há mais informações sobre quando as inscrições abrem e quando o Estado dará início ao programa.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com