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Nubank lança estudo inédito sobre uso do Pix no Brasil

Pesquisa revela que 49% das transferências são feitas fora do horário comercial

O Nubank, maior banco digital independente do mundo, divulga hoje seu terceiro estudo aberto ao público que retrata quem são os clientes da fintech que têm usado o Pix, meio de pagamentos instantâneo lançado pelo Banco Central no final de 2020, e como ele tem sido usado. A pesquisa analisa o comportamento desses usuários desde 05 de outubro de 2020 (durante a fase de testes pré-lançamento, que ocorreu em 16 de novembro) até 05 de janeiro de 2021.

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Quem é o usuário do Pix

Entre os clientes Nubank que usaram o Pix nesse período, o meio de pagamentos é mais popular no Centro-Oeste e Norte, sendo adotado por 20,2% e 19,6% dos moradores dessas regiões; e também entre os jovens de 18 a 30 anos de idade, sendo adotado por 20,2% dos clientes nessa faixa etária e pessoas com renda declarada entre entre R$5 mil e R$10 mil, com adoção de 19,1%. Segundo o estudo, a adesão ao Pix cai à medida que a faixa etária e de renda aumenta: a penetração entre maiores de 60 anos é de 3,3% e de 5% considerando o total de clientes com renda superior a R$10 mil. Outro destaque interessante da pesquisa é a descoberta de que usuários de todas as faixas etárias e de renda usaram o Pix ao menos uma vez no período analisado.

De que forma e quando é mais usado

O Data Nubank aponta que 49% das transferências por Pix são realizadas fora do horário comercial — depois das 17h em dias úteis ou aos finais de semana. Quase um quinto (18%) são feitas no fim de semana. Portanto, o Pix tem proporcionado mais liberdade e flexibilidade ao usuário, que não precisa mais ficar restrito aos horários limitados dos métodos tradicionais de pagamento para conseguir fazer uma transação. 

O Pix é majoritariamente usado via transferência entre pessoas físicas (92%), as chamadas P2P, de acordo com o levantamento — o que aponta um enorme potencial de crescimento para outros formatos de utilização, como o QR Code entre duas pessoas. Hoje, a funcionalidade é predominantemente usada por lojistas. 

O estudo completo do Data Nubank está disponível aqui.

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Imagem: Miguel Lagoa/shutterstock.com