Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank ou Banco Inter: qual cartão de crédito sem anuidade tem maior taxa no rotativo?

Hoje em dia, existem diversas opções de cartão de crédito para quem quer se livrar da anuidade. Os bancos digitais, as chamadas fintechs, oferecem contas sem custo de manutenção e cartão de crédito sem taxas. Neste post, avaliaremos duas das principais fintechs brasileiras: o Nubank e o Banco Inter. Ambas oferecem serviços parecidos, por isso pode surgir a dúvida sobre qual a melhor opção na hora de pedir um cartão e abrir uma conta digital.

É provável que você também goste:

Tá ficando bom: C6 Bank já conta com 4 diferenciais sobre o Nubank!

Quitou suas dívidas no SPC e Serasa e continua com o nome no SCR? Veja como retirar

Cuidado: 3 coisas que você JAMAIS deve fazer com o Nubank!

Quando você paga somente o valor mínimo da sua fatura ou qualquer valor abaixo do integral, você está entrando no crédito rotativo das operadoras. A diferença entre o valor total e o que foi de fato pago no vencimento é considerado um empréstimo. Portanto, passam a ser cobrados juros sobre o restante que você tem a pagar. Lembre-se de que o crédito rotativo só pode ser usado por um mês.

A taxa de juros para esse tipo de crédito varia muito, então é importante ver essa informação antes de abrir a sua conta e começar a usar seu cartão. Confira abaixo o que você precisa saber antes de tomar sua decisão e fazer o seu cadastro.

Juros do Nubank

Para o crédito rotativo, os juros cobrados pelo Nubank variam de 2,75% até 14% ao mês. Já quando você parcela o valor da sua fatura, os juros são de 0,99%, ou seja, 13,75% ao mês. Nos casos de atraso, os juros variam de 1,99% a 15,00% mensais.

O Nubank também oferece empréstimo pessoal para seus clientes pessoa física, com juros de 0,95% ao mês. No caso de compras internacionais, o banco digital também cobra algumas taxas. Sobre o valor da compra, é cobrado o PTAX (taxa de câmbio calculada durante o dia pelo Banco Central) + 4%. Também sobre a compra incide o IOF de 6,38%.

Nem tudo é negativo sobre o Nubank, afinal eles oferecem a opção de pegar um desconto quando você realiza a antecipação de parcelas, de 7% ao ano. Ou seja, ele é bom se você é bem organizado financeiramente, mas faz você perder dinheiro em caso de atrasos.

Juros do Banco Inter

O Banco Inter se diz o cartão com a menor taxa de crédito rotativo. Eles cobram 7,7% ao mês de quem não paga o valor integral da fatura, quase metade da taxa de juros do Nubank.

Apesar dos juros do rotativo serem os mesmos, as condições e vantagens para os cartões Gold, Platinum e Black do Banco Inter são diferentes. Uma desvantagem é que o programa de pontos deles ainda está em desenvolvimento, enquanto o Nubank já conta com o Rewards. Entretanto, todo cartão Mastercard, independentemente de banco, pode participar do Mastercard Surpreenda.
A maior parte da renda do banco digital vem de empréstimos, crédito imobiliário e seguros, por isso eles conseguem oferecer taxas de rotativo menores a seus clientes. O crédito consignado do Banco Inter, por exemplo, oferece até R$ 5 mil sem consulta ao Serasa.

Outros bancos digitais para conhecer

Além de poder escolher entre Nubank ou Banco Inter, há várias outras opções de cartões de crédito de bancos digitais, é claro. Uma terceira alternativa é o banco Neon, que cobra multa de 2% sobre o saldo devedor + rotativo de 9,9% ao mês + IOF. O Neon não cobra anuidade nem tarifas de manutenção de conta, tem bandeira Visa e permite fazer investimentos em CDB pelo aplicativo do banco.

Já a fintech Digio não tem rotativo, você não pode pagar só uma parte da fatura. Além disso, eles também oferecem a opção de parcelamento da fatura com juros de 7,9% ao mês no aplicativo. Por outro lado, quem não pagar receberá uma taxa de juros de 11% ao mês.

Como não cair no rotativo

Claro que imprevistos acontecem, mas o ideal é sempre evitar ter de pagar só uma parte da fatura do cartão de crédito. Isso pode ser mais fácil com uma organização financeira, com planilhas e um limite para o quanto se pode gastar no cartão. Pesquisar preços, fazer uma renda extra e guardar uma reserva de emergência, por exemplo, são boas saídas para não cair nessa.

Para evitar que o problema seja maior, o ideal é, principalmente, escolher o cartão com o menor juro para o rotativo se você sabe que corre o risco de não conseguir pagar toda a fatura todos os meses.

Outra alternativa é trocar uma dívida cara por uma dívida barata. Na prática, isso significa pegar dinheiro emprestado de outro lugar, a juros menores, para pagar a parcela integralmente. O crédito consignado pode ser uma boa opção nesses casos. Para descobrir qual empréstimo é mais barato do que o rotativo do seu cartão, simule no Serasa eCred as opções de crédito com o valor que você precisa.

E você, qual cartão escolheria: Nubank ou Banco Inter? Já é cliente de uma dessas fintechs? Conte para nós nos comentários!

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: divulgação.