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Nubank registra prejuízo de US$ 66 milhões no 4º tri de 2021, mas ações sobem

Na última terça-feira (22), o Nubank informou que encerrou o 4º trimestre de 2021 com prejuízo de US$ 66,2 milhões, uma melhora significativa em relação ao prejuízo de US$ 103,7 milhões do mesmo período do ano anterior. O lucro ajustado ficou positivo, em US$ 3,8 milhões, ante US$ 15,8 milhões no mesmo trimestre de 2020.

O pregão fechou nesta terça (22) com as ações do Nubank listadas em Nova York apresentando queda de 10,66%, para US$ 8,80, antes da divulgação do balanço financeiro. Todavia, nas negociações after hours, com os resultados apresentados, os papéis subiram 6,25%, para US$ 9,35, revertendo parte das perdas do dia. 

A projeção do consenso da Refinitiv era de prejuízo líquido de US$ 138 milhões, muito aquém do apresentado pelo banco digital.

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Relatório de resultados do Nubank em 2021

No ano de 2021, o Nubank teve prejuízo líquido de US$ 165,3 milhões, uma redução em comparação ao resultado negativo de US$ 171,5 milhões registrado em 2020. Comparando o lucro ajustado, no ano o resultado foi positivo em US$ 6,6 milhões – o primeiro resultado ajustado registrado pelo banco.

O relatório aponta ainda que o número de clientes do Nubank atingiu 53,9 milhões em 2021, incluindo pessoas físicas e pequenas e médias empresas (PMEs). O número representa um aumento de 61,9% comparado com 2020.

A fintech informou que a taxa de inadimplência acima de 90 dias ficou em 3,5%, incluindo saldo de cartões de crédito e empréstimos pessoais. O roxinho destaca ainda a receita com juros e instrumentos financeiros, que cresceu 390,5% na comparação anual, saindo de US$ 89,6 milhões para US$ 439,5 milhões.

Segundo o relatório dos resultados do 4T21 do Nubank, “esse aumento foi resultado principalmente do crescimento da receita de juros líquida da carteira de crédito ao consumidor, composta de empréstimos pessoais e cartões de crédito. Outro fator que também contribuiu para esse crescimento foi o aumento das taxas de juros no Brasil durante o 4T21.”

Em nota, David Vélez, acionista fundador e presidente do Nubank, afirmou: “Mantendo a nossa orientação de longo prazo e sempre colocando os clientes em primeiro lugar, estamos agora acelerando os esforços para crescer o ecossistema poderoso do Nu, aprimorar nossa plataforma bancária digital líder e expandir para novos mercados geográficos de forma a melhorar o acesso financeiro para muitas outras pessoas.” 

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Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com