Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho em 2024

Descubra como a Inteligência Artificial impactará o mercado de trabalho em 2024, trazendo automação e eficiência para as empresas.

O último ano foi um marco na história da humanidade. Com a crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano, cada vez mais pessoas utilizaram ferramentas, como a ChatGPT, desenvolvida pela OpenAI.

Essa ferramenta apresenta como grande diferencial a capacidade de simular uma conversa humana de forma extremamente convincente, sendo útil para uma variedade de propósitos, desde o ensino à assistência.

Investimento em Inteligência Artificial para negócios

Mão humana e mão de um robô acessando dados de inteligência artificial
Imagem: Summit Art Creations / Shutterstock.com

Que o potencial da IA já é amplamente reconhecido não há como negar. Mas sua implementação ainda impõe desafios para muitas empresas. Gastos com softwares específicos, falta de integração e o alto investimento necessário para a implementação de da tecnologia são os principais obstáculos.

Contudo, é possível superá-los por meio de estratégias inteligentes de alocação de recursos. Assim, a economia gerada poderá transformar-se em investimento em IA. Além disso, a adoção de uma plataforma integrada facilita o treinamento da equipe e acelera a adoção da tecnologia.

Os benefícios da Inteligência Artificial para as empresas

A IA tem o potencial de trazer inúmeros benefícios para as organizações, como a personalização e melhoria no atendimento ao cliente, alocação mais eficiente de recursos e identificação de novas oportunidades de negócio.

Além disso, a automação de tarefas repetitivas libera os funcionários para a execução de tarefas que requerem criatividade e pensamento crítico, que são fundamentais para a inovação. Assim, com o uso da IA, esses processos podem acontecer mais rapidamente e com menos erros, o que resulta em maior produtividade e economia de tempo.

Veja também:

Em 2023, estatais têm pior resultado em 8 anos; confira

Finalmente, é essencial iniciar essa jornada em direção à IA o quanto antes para manter a competitividade no mercado. Mesmo que os primeiros passos pareçam desafiadores, é essencial lembrar que as empresas que não adotarem essas tecnologias ficarão para trás na corrida por inovação. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 2024 será o ano da implementação da IA.

Imagem: Summit Art Creations / Shutterstock.com