Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que acontece se você não declarar o IR 2022?

Desde multas a restrições no CPF, entenda as consequências de não declarar o Imposto de Renda.

0

O prazo para apresentação da declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 vai até o dia 29 de abril, por isso é importante estar atento e, assim, evitar pagar multa ou até mesmo ter o CPF restrito. Saiba mais. 

É provável que você também goste:

Governo cria ferramenta para avaliar o serviço digital do Imposto de Renda

Imposto de Renda 2022: veja como recuperar declarações de anos anteriores

Existem inúmeros motivos pelo qual os cidadãos acabam deixando de declarar o IR, como a falta de organização, de conhecimento, esquecimento, entre outros. Porém, quem se encaixa nos critérios divulgados pela Receita Federal não tem outra alternativa. 

Sendo assim, os contribuintes que não possuem impostos a pagar e não declararem o IR dentro do prazo estipulado, terão que pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74. Caso contrário, o valor da multa começa em 1% ao mês devido (ou seja, a partir de maio), podendo chegar a  20% do valor do imposto. 

Além disso, o CPF do contribuinte será suspenso. Dessa forma, toda vez que for consultado, aparecerá como “Pendente de regularização” e você perderá o acesso a serviços como: 

  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Emitir passaporte;
  • Viajar para outro país;
  • Se matricular em uma instituição de ensino;
  • Tirar a carteira de trabalho; 
  • Entre outros. 

Outra questão a ser considerada quando não se declara o IR, é que isto pode fazer com que seu CPF caia na malha fina e passe por uma investigação detalhada de suas movimentações financeiras. 

Em casos extremos, o CPF pode ser oficialmente cancelado e você pode ser acusado de crime de sonegação fiscal, podendo ser condenado em até cinco anos de prisão.

Vale ressaltar que, por mais que o prazo seja prorrogado por conta da situação do país (como aconteceu em 2021), é preciso prestar atenção no prazo final da declaração do IR e evitar complicações com a Receita Federal. 

Perdi o prazo do IR, e agora? 

Se você perdeu o prazo do Imposto de Renda e não sabe o que fazer, saiba que é possível entregar a declaração, mesmo que atrasada. Porém, lembre-se da multa. 

Para isso, acesse o programa da Receita Federal, preencha as informações e entregue. No final do processo, será gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Você pode pagá-lo online ou na lotérica mais próxima. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Mathias Alvez / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar