Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é e como funciona o Cadastro Positivo em 2021

Cadastro Positivo é uma ferramenta fundamental para conseguir crédito

0

O Cadastro Positivo é um sistema criado em 2011 e completamente reformulado em 2019, onde traz todo o histórico dos clientes em relação ao crédito. O Cadastro Positivo tem como objetivo mapear os bons pagadores, facilitando o acesso dessas pessoas ao crédito com juros menores. Aqui neste artigo, saiba o que é e como funciona o Cadastro Positivo em 2021. Será que vale a pena?

É provável que você goste também:

Toro Investimentos compra as fintechs Mobills e Monetus

Empréstimo com imóveis como garantia disparam no Brasil

Apesar do avanço da bancarização, a digitalização segue atrasada

O que é o Cadastro Positivo 

O Cadastro Positivo reúne todas as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo no momento. É importante ressaltar que o armazenamento dessas informações é completamente seguro. Dados de contas de energia, luz, internet, cartão de crédito e muitas outras informações são armazenadas. O banco de dados é completo, mostrando também as contas que você tem que pagar.

Os dados são usados para os birôs de crédito analisar a sua situação financeira, podendo oferecer crédito a um juros maior ou menor. Dessa forma, o crédito pode ser dado de uma maneira mais personalizada para você. Com isso, o Cadastro Positivo traz um sistema de pontuação.

  • O limite de crédito ideal para um determinado consumidor;
  • As condições ideais de consumo para aquele consumidor;
  • Juros e condições ofertadas para o financiamento.

O Cadastro Positivo pode ser acessado por qualquer empresa ou banco que contrate os birôs de crédito – SPC Brasil, Boa Vista Consumidor, Quod e Serasa Experian. As informações podem ser usadas por lojas, varejos, financeiras e muito mais, para analisar o seu crédito.

Dessa forma, as empresas poderão analisar os dados e definir quem é de mais confiança ou não para elas oferecerem crédito. A pontuação do Cadastro Positivo é chamado de “score”, que se trata de uma espécie de nota feita com base nas informações que você fornece. Com isso, o score é definido numa escala de 0 a 1000. Quanto mais próximo da nota máxima maior as chances de você conseguir crédito.

Será que vale a pena aderir ao Cadastro Positivo?

Conforme vários especialistas, vale a pena sim aderir, na maioria das vezes. De acordo com Melissa Penteado, da ProScore, em live no canal do Seu Crédito Digital, a ideia do Cadastro Positivo é a de somar mais pontos ao seu score. Ou seja, ele pode incrementar uma boa pontuação de crédito desde que o consumidor tenha bons hábitos de pagamento das suas contas.

Entretanto, para algumas pessoas que costumam atrasar o pagamento das contas, ou que estejam negativadas, podem ter o score de crédito prejudicado.

Neste sentido, cabe a você avaliar se vale a pena aderir ou não, dependendo do seu comportamento de consumidor.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alexandr III/shutterstock.com.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...