Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é o Projeto Cache, a conta digital do Google que chega em 2020?

Definitivamente, o sistema bancário está sendo digitalizado a uma velocidade sem precedentes. E a gigante das buscas está de olho nesse mercado. Em 2020, poderemos contar com uma opção de conta digital do Google, e a empresa deve vir forte, concorrendo até mesmo com a famosa NuConta, entre outras contas digitais como a do Banco Inter, Next, C6, etc. A informação é do Wall Street Journal.  Na verdade, não é bem o Google que vai lançar o novo serviço, e sim uma parceria com o Citigroup, e já tem nome: É o Projeto Cache!

É provável que você também goste:

Serasa Limpa Nome: confira dicas antes de negociar dívidas vencidas e negativadas

O que é o Projeto Cache, a conta digital do Google que chega em 2020?

O que é o Citigroup

O Citigroup Inc. é a maior empresa de serviços financeiros do mundo. Quem disse isso? Bom, foi a revista Forbes. Com sede na cidade americana de Nova Iorque, a instituição foi fundada no dia 7 de abril de 1998. A fusão entre o Citicorp e o Travelers Group deu origem ao Citigroup.

Conta Digital do Google: O Projeto Cache

O projeto Cache, além de envolver o Citigroup, também envolve uma cooperativa de crédito da Universidade de Stanford. “Pode ser um caminho um pouco mais longo, mas é mais sustentável”, segundo o gerente geral e vice-presidente de pagamentos do Google, Caesar Sengupta.

E fintechs como o Nubank, ou bancos tradicionais como Bradesco, Itaú e Santander, certamente tem motivos para se preocupar com a inserção do Google neste mercado. Como sabemos, esta gigante da tecnologia tem poder, e principalmente, influência digital. Afinal, é bem possível que você tenha chegado até este artigo através do buscador do Google.

Embora os planos do Google sejam bastante ambiciosos para essa iniciativa financeira, a adesão é baixa. Afinal, as pessoas não costumam trocar de conta-corrente, a não ser que tenham grandes vantagens. Mas com as novas contas digitais, fica difícil oferecer grandes vantagens. As contas como a NuConta e a conta do Banco Inter são grátis, proporcionam transferências gratuitas e possuem alta rentabilidade ou possibilidade de investimentos.

Problemas relativos à privacidade

Porém, o Google tem mais informação sobre todos nós (incluindo eu e você) do que todos os outros bancos que você conhece. Com o rastreamento que eles fazem através de seus serviços “grátis”, como Google Maps, Gmail e o próprio mecanismos de buscas, o Google sabe quanto você ganha, o que compra e aonde compra, além de quais serviços você assina. Ainda pelas buscas, provavelmente eles sabem até mesmo em quais bancos você tem uma conta, e podem usar todas estas informações para oferecer um serviço adequado ao cliente.

Mas, por outro lado, muitas pessoas estão cada vez mais receosas em compartilhar suas informações e abrir mão da sua privacidade. Portanto, a desconfiança dos usuários dos serviços Google pode acabar também sendo um empecilho para que o mesmo abra uma conta digital do Google.

As notícias do projeto Cachê chegaram logo depois da denúncia da existência do Projeto Nightingale. Este é uma conexão com a gigante da saúde Ascendant (norte-americana) que daria ao Google acesso a dados médicos pessoais de até 50 milhões de pessoas.

A existência do Project Cache é mais uma evidência de que a grande tecnologia está buscando desafiar a primazia do setor bancário.

Uma conta digital do Google seria uma concorrência desleal?

Outro possível problema que o Google poderá enfrentar é que os órgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil, podem ver o poder de informação da Conta Digital do Google como uma forma de concorrência desleal com as outras empresas que oferecem o mesmo tipo de serviço.

A empresa ainda não informou sobre possíveis taxas cobradas por sua conta digital. É bem provável que a Conta Digital do Google seja vinculada ao Google Pay, que já está ativo e pode ser usado inclusive no Brasil. Para quem não sabe, o Google Pay é um serviço que visa facilitar e deixar mais seguro os pagamentos online. Com ele, você reúne todas as informações, de todos os seus cartões de crédito e débito, e inserindo elas lá apenas uma vez, poderá usar sempre que quiser, em diversos sites e aplicativos diferentes.

E você, o que pensa do uso de informações, como os coletados nos serviços do Google, em prol de seu próprio negócio financeiro? É de certa forma um “atentado” à privacidade, ou apenas o direito da empresa de usar suas informações em troca dos serviços gratuitos que são oferecidos?

Enfim, gostou de ficar sabendo disso?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.