Os 4 principais IPOs da bolsa brasileira em 2021
Neste ano, 45 empresas fizeram IPO (oferta pública inicial de ações) na B3, a bolsa de valores brasileira. No entanto, desde o dia 2 de setembro, quando o grupo Vittia, do segmento de defensivos agrícolas, fez seu IPO, nenhuma outra empresa fez IPO na B3. O motivo para isso sem dúvida foi a piora na economia.
No texto a seguir, confira a lista com os 4 principais IPOs da bolsa brasileira em 2021.
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Os 4 principais IPOs da bolsa brasileira em 2021
Espaçolaser
A Espaçolaser é uma grande rede de clínicas de depilação que se tornou a primeira empresa do setor de serviços beleza a fazer IPO na B3. A empresa fez seu IPO no dia 1º de fevereiro e sem dúvida é um bom exemplo da diversidade de segmentos de empresas disponíveis na B3; afinal até alguns anos praticamente só havia ações de bancos e empresas de commodities disponíveis na bolsa brasileira.
A ação da Espaçolaser teve custo de R$ 14,99 em seu IPO. No último de 23, ela estava valendo R$ 7,72; ou seja, houve uma queda acumulada de 48,5%.
Mosaico
A Mosaico é uma plataforma de conteúdo e originação de vendas. Ela é dona de grandes sites de busca e comparação de preços, como Buscapé, Zoom e Bondfaro, e concluiu seu IPO em 5 de fevereiro.
A entrada da Mosaico para a B3 certamente representa muito bem a força do segmento de tecnologia na B3. Ao contrário da Espaçolaser, as ações da Mosaico de valorizaram desde seu IPO até o dia 23 de dezembro. Com oferta inicial em R$ 6,80, a ação da Mosaico chegou ao dia 23 de dezembro valendo R$ 8,60, ou seja, teve uma valorização acumulada de 26,5%.
O Modalmais é o banco digital do Banco Modal e fez seu IPO na B3 em 30 de abril. Ao contrário de muitos bancos tradicionais, o Modalmais seguiu a tendência de sucesso dos bancos digitais em seus IPOs. Dessa forma, o Modalmais tem conseguido captar um bom dinheiro no mercado.
O valor da ação do Modalmais em seu IPO foi de R$ 17,13. Já no dia 23 de dezembro, a ação do banco digital estava valendo R$ 10,54, o que mostra uma desvalorização de 38,5%.
SmartFit
A rede de academias fez seu IPO no dia 14 de julho e, assim como a Espaçolaser, mostra como a bolsa brasileira se tornou uma opção para empresas que não sejam dos segmentos de finanças e tecnologia.
Em seu IPO na B3, a ação da SmartFit estava valendo R$ 23, mas no dia 23 de dezembro o valor da ação caiu para R$ 16,62. Dessa forma, a ação da SmartFit teve uma desvalorização acumulada de 28%.
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Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com