Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento do Abono do Pis/Pasep 2024 foi antecipado, confira a data!

Descubra as novas datas do Abono PIS/PASEP 2024 antecipadas pelo governo e como isso impacta os trabalhadores e a economia brasileira!

Em uma medida emergencial, o Governo Federal anunciou a antecipação das parcelas do abono PIS/Pasep de 2024, previstas para pagamento já para esta segunda-feira (13). A decisão ocorre como suporte aos brasileiros afetados pelas recentes chuvas e enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, saiba mais informações sobre as novas datas de pagamento e os impactos dessa medida para aqueles que têm direito ao benefício. Continue a leitura!

O que muda com a nova programação do Abono PIS/Pasep?

Blocos de madeira escritos PIS e "PASEP". Ao lado direito do bloco tem uma calculadora azul e do lado esquerdo um cofrinho de porco rosa
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A antecipação contemplará as parcelas que seriam originalmente pagas nos meses de junho, julho e agosto, totalizando um investimento adicional de cerca de R$ 758,3 milhões. Estas alterações no cronograma beneficiarão mais de 705,2 mil trabalhadores no Rio Grande do Sul, conforme apurado pela jornalista Ana Flor, do G1.

Todavia, é importante destacar que a antecipação não se estende a todos os trabalhadores. Portanto, mantém-se o calendário regular para os grupos não diretamente afetados pela calamidade.

Quem tem direito ao benefício?

O abono PIS/Pasep destina-se tanto aos trabalhadores da iniciativa privada sob regime CLT quanto aos servidores públicos, com pagamentos administrados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, respectivamente.

Veja também:

Bruna Muratori, mulher que mora no Mc Donald’s no Leblon, arrecada R$500 com vaquinha online

Para ser elegível, o trabalhador deve possuir cadastro no PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos. Ainda, deve ter trabalhado com renda de até dois salários mínimos e ter sido contratado por pelo menos 30 dias no ano base, que para este pagamento foi o ano de 2022.

Como consultar a data de pagamento do abono?

Por fim, as datas de pagamento se dão de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Sendo, assim, confira abaixo o cronograma específico.

  • Janeiro – já pago em 15/02/2024;
  • Fevereiro – já pago em 15/03/2024;
  • Março e Abril – já pagos em 15/04/2024;
  • Maio e Junho – previstos para 15/05/2024;
  • Julho e Agosto – previstos para 17/06/2024;
  • Setembro e Outubro – previstos para 15/07/2024;
  • Novembro e Dezembro – previstos para 15/08/2024.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com