Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pequenos negócios foram responsáveis por 71% das vagas de emprego criadas em 2023

Cerca de 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que representa cerca de 1,26 milhão de novas vagas de emprego. Veja mais!

De acordo com um estudo do Sebrae com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, entre janeiro e outubro deste ano, foram gerados 1,78 milhão de novos empregos no país.

Assim, desse total, cerca de 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que representa cerca de 1,26 milhão de novos postos de trabalho. Por outro lado, as médias e grandes empresas criaram 372,4 mil vagas, o que corresponde a aproximadamente 21%. Veja mais detalhes do levantamento!

Criação de vagas de emprego no Brasil

Além disso, o levantamento do Sebrae ainda mostra que, somente no mês de outubro, houve a criação de quase 190 mil vagas de trabalho. Assim sendo, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar 124,1 mil empregos, o que corresponde 65,2% do saldo líquido de vagas abertas no período. 

Já as médias e grandes empresas criaram 69,8 mil novas vagas, o que representa 36,7% do saldo. De acordo com Décio Lima, presidente do Sebrae, mais uma vez, o levantamento mostra a importância desse segmento para a economia. Além disso, Lima ressaltou que “pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões de pessoas ocupadas”.

mãos assinando uma carteira de trabalho
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Salário de admissão

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o salário de admissão em outubro de 2023 foi de R$ 2.029,33, o que representa uma estabilidade com uma pequena queda de 0,3% se comparado ao mês de setembro. Já em relação a 2022, o aumento no salário de admissão foi de R$ 16,34.

Veja também:

ATENÇÃO: governo confirma alterações nas regras de saque do FGTS para 2024

Para além disso, os dados do Caged também mostram o saldo de vagas por setor. Confira:

  • Agropecuária: 1.656 vagas fechadas;
  • Comércio: 49.647 vagas criadas;
  • Construção civil: 11.480 vagas criadas;
  • Indústria: 20.954 vagas criadas;
  • Serviços: 109.939 vagas criadas.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com