Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIS/Pasep: mais de 300 mil pessoas se esqueceram de sacar o abono 2019

Trabalhadores que não sacaram o benefício referente a 2019 poderão retirar os valores até o final do ano mediante requerimento.

Cerca de 320 mil trabalhadores não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep de 2019. Por isso, o Governo Federal liberou o saque dos valores na última quinta-feira (31). De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de R$ 208 milhões foram esquecidos por milhares de trabalhadores que deveriam ter feito a retirada até 30 de junho de 2021.

Dessa forma, o abono salarial referente ao ano-base de 2019 poderá ser sacado presencialmente, por telefone, aplicativo ou por e-mail. 

É provável que você também goste:

Dinheiro esquecido do PIS: consulte apenas com o seu CPF

Atenção: consulta do saque do FGTS inicia nesta sexta-feira (08)

Saque do Pis/Pasep 2019: veja como fazer

No entanto, se você deseja sacar de forma presencial, é necessário comparecer a uma das unidades de atendimento do ministério para pedir a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa Econômica Federal, no caso do Programa de Integração Social (PIS), ou ao Banco do Brasil, no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Além disso, você também pode solicitar o saque do abono salarial PIS/Pasep pela central Alô Trabalhador, no telefone 158. Ou, caso queira solicitar por e-mail, envie o pedido de recurso administrativo para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br. Lembrando que as letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde você mora. 

Por fim, o pedido também pode ser realizado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS. É recomendado ao trabalhador atualizar o aplicativo para evitar instabilidades ao consultar os valores e as datas de pagamento. O Portal Gov.br, também fornecerá essas informações.

Quem tem direito de sacar o abono salarial PIS/Pasep?

Antes de realizar a consulta, saiba que é necessário cumprir certos requisitos, como:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep por, no mínimo, 5 anos;
  • Ter trabalhado no ano-base (2019) por, no mínimo, 30 dias;
  • Estar recebendo até dois salários mínimos (R$ 2.424);
  • Não ter retirado o dinheiro em 2019 (ano-base);
  • Estar registrado na eSocial ou RAIS;

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com