Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PPP digital vai tornar mais fácil a aposentadoria pelo INSS em 2022

Confira as principais mudanças para o trabalhador e para as empresas.

Quem está em busca de aposentadoria por insalubridade deve ficar atento às novidades do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Isso porque o PPP Digital deve tornar a aposentadoria especial mais fácil em 2022. Em resumo, o PPP é um documento fornecido obrigatoriamente pelas empresas. Contudo, na prática, não é tão simples assim. Por isso, o PPP digital vem para facilitar esse processo e fazer com que mais pessoas consigam alcançar seus direitos. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

IPO do Nubank: BDR fica mais barata, mas ainda vale a pena?

ATENÇÃO: Governo atualiza tabela que interfere na aposentadoria do INSS

14° salário do INSS: aprovado valor para beneficiários

PPP digital vai tornar mais fácil a aposentadoria pelo INSS em 2022

Dessa forma, a partir da implementação das mudanças, os empregadores serão obrigados a fornecer o PPP digital por etapas. Além disso, os segurados poderão consultar os dados do PPP eletrônico pelo MEU INSS, disponível em aplicativo para smartphone e pelo portal online.

O PPP é um histórico laboral do trabalhador. Nele, você encontra informações sobre a exposição à periculosidade e insalubridade. Assim, nesse tipo de aposentadoria, o documento é obrigatório. Portanto, se uma pessoa se expõe a agentes nocivos à saúde e à vida, a empresa deve relatar isso no PPP.

Lembrando que o PPP é um documento individual, ou seja, a empresa deve elaborar um para cada empregado de acordo com as funções exercidas na empresa. O PPP também deixa claro quais foram os períodos em que os fatores de risco estavam presentes no ambiente. Toda essa análise é fundamental para que o INSS identifique os riscos sofridos pelo segurado e possa conceder a Aposentadoria Especial.

Por fim, o primeiro grupo a passar pela mudança reúne 13 mil grandes empresas. Elas deverão detalhar os períodos trabalhados a partir de 3 de janeiro. As informações passam, então, a integrar o PPP eletrônico.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com