Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Falta 1 mês para encerrar prazo para declarar IR 2022; veja como se organizar

Brasileiros têm até o dia 29 de abril para acertar as contas com a Receita Federal.

0

Resta apenas um mês para encerrar o prazo de declaração de Imposto de Renda 2022. Neste ano, os brasileiros tem até o dia 29 de abril para acertar as contas com a Receita Federal. De acordo com dados mais recentes liberados, na manhã desta segunda-feira (28), cerca de 8.368.480 declarações já haviam sido entregues. O que representa 25% dos 34,1 milhões de documentos esperados. Então, para saber mais, continue a leitura.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: quem está desempregado precisa fazer a declaração?

Declaração de imposto de renda tem regras específicas para MEI; tire as suas dúvidas

Empréstimo acima de R$ 5 mil precisa ser declarado no Imposto de Renda 2022?

Veja como se organizar para declarar o Imposto de Renda a tempo

Dessa forma, se você ainda não realizou sua obrigação e fez a declaração do Imposto de Renda, fique tranquilo. Ainda há tempo. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar você a se organizar e realizar esse processo o quanto antes.

A primeira coisa a se saber é a respeito de algumas mudanças neste ano. A principal delas é sobre a ficha de “Bens e Direitos”. Em 2022, ela passa a ter nove grupos de bens, e dentro de cada grupo existem códigos específicos. Confira os grupos com cuidado para não se confundir.

Além disso, neste ano todos os contribuintes com dependente precisarão informar se o mesmo mora ou não no mesmo endereço que o titular. O titular da declaração também precisará informar se o alimentando (se houver) é do titular ou de um dependente. A Receita Federal também ampliou o acesso à declaração pré-preenchida. Ela está disponível online para pessoas com contas cadastradas no gov.br, nos níveis ouro e prata.

Outro tópico que gera dúvidas é a respeito de investimentos. Isso porque, embora parte dos ganhos seja isenta da incidência de tributos no país, o contribuinte deve inserir, na declaração do Imposto de Renda de 2022, todos os investimentos contraídos em carteira em 2021. Eles devem ser preenchidos na ficha de “Bens e Direitos” da declaração, enquanto os rendimentos obtidos com eles precisam ser anotados em outras fichas.

Quanto às deduções do Imposto de Renda, elas podem ser feitas com gastos feitos em 2021 com saúde, educação, previdência privada, pensão e outros. Porém, todas possuem limites de dedução, então pesquise sobre. Enfim, os valores da restituição do Imposto de Renda serão pagos em cinco lotes, a partir de maio. O primeiro está previsto para o dia 31 de maio. Os demais serão pagos em junho (30), julho (29), agosto (31) e setembro (30).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar