Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para adesão ao NOVO RG termina em janeiro, confira os estados que já emitem

Fique atualizado sobre o prazo de adesão ao novo RG, que termina em janeiro. Descubra também quais estados já estão emitindo esse documento.

Até o final de janeiro de 2024, mais cinco estados brasileiros planejam aderir à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Elevando o número total de unidades da Federação que emitem o documento de 18 para 23. A iniciativa visa promover melhorias significativas na identificação civil, proporcionando maior segurança e praticidade aos cidadãos.

Os estados que têm previsão de aderir ao novo RG até o final do mês são Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Assim, eles se juntarão aos estados que já estão emitindo o documento, totalizando 23 unidades federativas.

Dessa maneira, os estados que já emitem a CIN são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe, São Paulo, Amazonas, Acre e Minas Gerais.

Características e benefícios da CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional apresenta diversas melhorias em relação ao documento antigo. Entre as principais características estão a inclusão de um único número de identificação (CPF), QR Code para verificação de autenticidade, padrão internacional para uso como documento de viagem e emissão em papel, policarbonato ou digitalmente.

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com

A versão digital da CIN pode ser apresentada através do aplicativo gov.br, oferecendo maior praticidade em situações em que o documento físico é esquecido. O objetivo é desburocratizar o acesso, unificar o número do documento dos cidadãos nos estados e evitar fraudes, integrando vários órgãos.

Veja também:

INSS: confira as regras da Reforma da Previdência para 2024

Prazo para adaptação

Dessa maneira, em novembro, o governo prorrogou pela segunda vez o prazo para adaptação à nova Carteira de Identidade Nacional. Dessa forma, estabelecendo o término para o próximo dia 11. Com os cinco novos estados, apenas Amapá, Bahia, Roraima e Pará não terão aderido à nova carteira até o momento.

Vale ressaltar que o novo RG mantém a separação dos campos de nome de registro e nome social, além de contar com o campo destinado para o “sexo”. Apesar do anúncio do governo, no ano anterior, de que abandonaria esses pontos. O processo de implementação busca modernizar e tornar mais eficiente o sistema de identificação civil em todo o país.

Imagem: Arvstd / Freepik.com – Edição: Seu Crédito Digital