Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para receber o PIS/Pasep referente a 2021 está próximo do fim; corra para sacar

Para saber se pode receber o PIS/Pasep, o trabalhador precisa realizar uma consulta pelo app. Saiba mais detalhes!

O prazo para receber o PIS/Pasep referente a 2021 ainda não acabou, mas já está próximo do final. Os trabalhadores que têm direito e que ainda não realizaram o saque, liberado no primeiro semestre deste ano, devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil até o dia 28 de dezembro.

O valor do benefício não é fixo. O funcionário de empresa privada ou servidor público tem direito a uma parcela que equivale ao número de meses trabalhados e a divisão do salário mínimo vigente. No caso de quem trabalhou por um mês, o PIS/Pasep é de R$ 110 (R$ 1.320 / 12). Por outro lado, cidadãos que trabalharam 5 meses podem retirar até R$ 550.

Quem pode receber o PIS/Pasep

Para receber o PIS/Pasep referente ao ano-base 2021, o trabalhador precisa estar dentro das regras. Nesse sentido, ele deve ter recebido até dois salários mínimos em 2021, feito atividade remunerada por no mínimo 30 dias durante o ano, estar cadastrado no programa (PIS ou Pasep) há pelo menos 5 anos e estar com os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Vale lembrar que o PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, enquanto o Pasep é voltado aos servidores públicos do país. No primeiro caso, a Caixa é a intermediária entre os beneficiários e o Governo Federal. Já no segundo caso, é o Banco do Brasil que atua como agente operador do benefício.

Uma placa branca com PIS PASEP escrito em azul, além de uma calculadora verde e um porquinho rosa num fundo amadeirado
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Como saber se tem tem direito ao abono salarial

Para saber se tem direito ao PIS/Pasep, o cidadão pode utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). Basta acessar o app, fazer login com a conta Gov.br, ir para a área “Benefícios” e verificar se o valor está ou não liberado para saque. Ademais, a consulta pode ser feita pelo telefone 158, a central “Alô Trabalhador”.

É possível obter mais informações através dos canais exclusivos dos bancos. A Caixa possui o canal “Caixa Cidadão”, telefone 0800 726 0207 do canal, cujo atendimento eletrônico acontece 7 dias por semana, 24 horas por dia, e o humano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Veja também:

Promessa de Lula sobre aumento salarial não depende dele para ser cumprida; entenda

No Banco do Brasil, há os telefones 4004-0001 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (destinado a pessoas que moram no interior).

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com