Prepare seu bolso: Lula vai aprovar grande mudança na economia em outubro
Após diversas especulações, governo deve anunciar importante mudança econômica no mês de outubro. Confira tudo sobre o assunto!
Fernando Haddad (PT) — atual ministro da Fazenda — anunciou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após diversas especulações e polêmicas acerca do assunto, está planejando aprovar a reforma tributária em outubro.
Ademais, Haddad enfatizou, durante sua chegada em um evento da Bolsa de Valores de Nova York na última segunda-feira, dia 18, a necessidade de abordar o caos tributário que existe no Brasil. Conforme o político, o momento é caracterizado por falta de clareza sobre quando os impostos devem ser pagos e como eles são calculados. Confira os detalhes a seguir!
Veja também:
Mesmo em crise, Americanas abre mais de 1 mil vagas de emprego
Lula deve aprovar reforma tributária no próximo mês
A reforma tributária é um tópico de discussão importante no cenário político brasileiro. Haddad, entretanto, parece otimista em relação a sua aprovação. O ministro afirma que não vê “tumulto” no horizonte.

Um dos principais focos da reforma é tratar sobre os altos salários no Brasil, algo que a maioria concorda ser um problema. O chefe da Pasta destacou, aliás, a necessidade de iniciar com medidas mais simples, como uma reforma administrativa, para enfrentar o desafio.
Além disso, Haddad mencionou que a agenda ambiental e a reforma tributária são áreas complementares, que estão avançando de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo Lula. Ele enfatizou a importância da cooperação entre os poderes Executivo e Legislativo para impulsioná-las.
“Temos que aproveitar esse momento de harmonização dos poderes para fazer a agenda avançar”, pontuou o ministro da Fazenda.
Cronograma do atual governo
Quando questionado sobre críticas de atrasos no cronograma do governo, Haddad defendeu a atual administração. Afirmou que estão “tirando o atraso herdado” e obtendo resultados surpreendentes em questão de meses. Portanto, o cenário é bastante positivo.
A promessa de uma reforma tributária em outubro é vista como uma mudança significativa na política econômica do Brasil, e muitos estão atentos aos desenvolvimentos e às implicações disso para a economia do país.
“Então, (estamos) demonstrando que quando o Brasil está focado naquilo que são seus objetivos primordiais, ele alcança esses objetivos e chama a atenção do mundo”, finalizou Fernando Haddad.
Imagem: José Cruz / Agência Brasil