Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Previsão de inflação para 2024 será revista pelo mercado, aponta o BC

O Boletim Focus, do Banco Central, divulgou a previsão para a inflação em 2024 nesta terça-feira (05). Confira!

A mais recente previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do Brasil, prevê redução de 3,8% para 3,76% este ano. Já a estimativa para o crescimento da economia nacional teve ajuste de 1,75% para 1,77%.

Esses são alguns dos indicadores divulgados nesta terça-feira (05) no Boletim Focus. Trata-se, portanto, da pesquisa semanal do Banco Central que reúne as expectativas de instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos do país. Continue a leitura!

Boletim do Banco Central reduz na previsão de inflação em 2024

Dois dados, um em cima do outro. O de cima tem o símbolo de porcentagem, enquanto o de baixo tem duas setas, uma para cima e outra para baixo.
Imagem: Dmitry Demidovich / Shutterstock.com

As expectativas para os anos seguintes permaneceram praticamente as mesmas. Os dados apresentam inflação de 3,51% para 2025 e de 3,5% tanto para 2026 quanto para 2027. Todas as projeções estão dentro dos limites das metas de inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Já em relação à taxa Selic, principal instrumento utilizado pelo Banco Central para atingir as metas de inflação, a projeção é que encerre 2024 em 9% ao ano, por exemplo.

Ademais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que representa a soma total de todos os bens e serviços produzidos no país, tem expectativa de crescimento de 2% para 2025. Nos anos de 2026 e 2027, a expansão do PIB também se projeta em 2% para ambos. Quanto ao câmbio, a cotação do dólar está prevista em R$ 4,93 ao término deste ano e em R$ 5 para o fim de 2025.

Saiba mais sobre o boletim

Sendo assim, o Boletim Focus é uma ferramenta de grande utilidade para profissionais do setor financeiro, investidores e público em geral. Assim, ele fornece a oportunidade de vislumbrar o panorama econômico do país de maneira atualizada e com dados confiáveis.

De maneira geral, as expectativas para o cenário econômico brasileiro em 2023 apontam para uma inflação dentro das metas estabelecidas e um leve aumento no crescimento econômico. Vale lembrar que a conjuntura econômica é dinâmica e pode ter a influência de diversos fatores, tanto internos quanto externos.

Veja também:

CadÚnico: governo começa a análise para excluir os cadastros irregulares

Como em qualquer projeção, os dados apresentados no Boletim Focus representam estimativas baseadas em informações disponíveis até o momento. Logo, elas podem sofrer alterações à medida que novos elementos sejam incorporados no cenário econômico.

Imagem: Dmitry Demidovich / Shutterstock.com