Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira (1)

Candidatos devem acompanhar situação da solicitação.

Para quem deseja ingressar no Ensino Superior ainda em 2021, boa notícia: interessados em entrar na lista de espera de bolsas de estudo pelo Prouni pode fazer suas inscrições a partir desta segunda-feira (1º). Assim, os concorrentes devem acessar a página de inscrição do programa, com seu número e senha do Enem mais recente, entre esta segunda (1º) e terça-feira (2), manifestando interesse.

Importante destacar que, diferentemente da segunda chamada, dessa vez a espera não é automática. Ou seja, o governo apenas inclui na lista os candidatos que participaram daquele processo seletivo do Prouni 2021. Assim, ela não está aberta a novos inscritos. Para saber mais sobre o Prouni e as inscrições, continue lendo.

Você pode gostar também:

Fintech oferta crédito estudantil com prazos mais longos e juros competitivos

Economia da China pode passar EUA e dobrar de tamanho até 2035

Você já ouviu falar do Seguro Viagem para COVID-19?

Saiba como ocorre o processo seletivo do Prouni

Como de costume, o Prouni acontece sempre duas vezes por ano. Dessa forma, a partir do programa, é possível ingressar em uma universidade tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Essa etapa comporta todas as vagas não preenchidas dentre as 162 mil oferecidas durante primeira e segunda chamadas desta edição.

Se o Prouni selecionar um candidato em uma lista de espera, deve-se comprovar as informações declaradas no ato da inscrição entre 8 e 12 de março. Assim, para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais (de 50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Candidatos devem acompanhar situação da solicitação

Por fim, é importante dizer que os cursos disponíveis na lista de espera variam em cada edição. Desse modo, como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, é preciso que o interessado acesse a página do sistema todos os dias. Você deve fazer isso até o encerramento do período. Além disso, o Ministério da Educação não envia mensagens informando sobre a aprovação; então, fique de olho.

Portanto, caso seja pré-aprovado, o candidato também deve ficar atento ao prazo para a apresentar documentação exigida, como comprovantes de renda, identificação pessoal, endereço e escolaridade. Enfim, para ter direito à bolsa de estudos, o candidato também precisa se encaixar em um dos pré-requisitos abaixo:

  • ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral;
  • ser professor da rede pública de ensino básico em exercício do magistério;
  • ser portador de alguma deficiência.

Enfim, gostou da notícia sobre o Prouni?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: rafapress / shutterstock.com