Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual será a idade mínima para se aposentar em 2024 pelo INSS?

Está perto de se aposentar? Então saiba qual será a idade mínima para pedir a aposentadoria ao INSS em 2024!

Para o trabalhador brasileiro, o momento de se aposentar é considerado um dos mais importantes. É necessário, no entanto, traçar um longo caminho até o pedido da aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com exigências como idade mínima. E para 2024, a expectativa não é nada pequena.

A verdade é que as mudanças significativas trazidas pela Reforma da Previdência, aprovada em 2019, continuam impactando as regras de aposentadorias do INSS. Com 2024 se aproximando, uma nova alteração está prestes a afetar diretamente os trabalhadores de todo o Brasil, com novos critérios para a aposentadoria.

Idade mínima para se aposentar em 2024 pelo INSS

A principal alteração para 2024 é a idade mínima para aposentadoria pelo INSS. Para conseguir a instabilidade financeira, homens deverão ter pelo menos 65 anos. As mulheres terão que ter 62 anos e seis meses. Além disso, ambos os sexos precisarão respeitar o tempo mínimo de contribuição formal estipulado pelo instituto, que é de 15 anos.

Veja também:

Comunicado urgente para quem gosta de investir; confira agora

Vale lembrar que em situações em que a aposentadoria por uma doença, o trabalhador não precisa alcançar a idade mínima para solicitar ao INSS. Todavia é necessário pelo menos 12 contribuições à Previdência Social.

Mulher mais velha segurando nas mãos um papel e lendo
Imagem: Ground Picture / shutterstock.com

Em relação ao cálculo da aposentadoria, a Reforma também trouxe mudanças. O valor a ser recebido mensalmente é obtido considerando a média de todas as contribuições realizadas para o INSS. Anteriormente, o cálculo considerava apenas as maiores contribuições.

Simulação do valor da aposentadoria

Para calcular o valor que poderá receber ao se aposentar, o futuro aposentado pode realizar uma simulação no site ou aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Basta colocar “simular aposentadoria” na barra de pesquisa. Ademais, a plataforma também oferece outras informações relevantes, como o tempo de contribuição e os anos restantes para aposentadoria.

Cabe destacar que todos os segurados podem dar início ao processo de pedido ao benefício pelo mesmo portal. Nesse caso, eles devem buscar opção “Novo pedido”, disponível na tela inicial.

Imagem: fizkes / shutterstock.com