Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Queda da Selic será menor em 2024? Veja o que diz o Itaú!

O Itaú projeta uma redução mais moderada na taxa Selic em 2024, em meio a preocupações com a inflação. Saiba mais!

O Itaú Unibanco, uma das maiores instituições financeiras do país, revisou suas projeções econômicas para 2024.

Uma nova previsão indica que a taxa Selic, referência para os juros no Brasil, encerrará o ano em 9,25%, acima da estimativa anterior de 9 %. Essa recomendação sugere uma expectativa de queda menos intensa dos juros ao longo deste ano.

Maior crescimento do PIB e redução do desemprego

Imagem com porquinho de moedas e a frase "Selic"
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Paralelamente, o Itaú elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2024, passando de 1,8% para 2%. Então, com essa melhora na atividade econômica, a estimativa para a taxa de desemprego no final do ano foi reduzida de 8% para 7,8%.

Segundo o relatório do banco, a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024, indicador oficial de inflação do país, foi mantida em 3,6%. Dessa forma, a projeção para a cotação do dólar, por sua vez, permaneceu estável em R$ 4,90.

Selic a 9,25% e o cenário interno e externo

O Itaú justificou as novas projeções com base tanto em elementos domésticos quanto em questões de cenário internacional. Assim, o adiamento esperado do início do ciclo de corte de juros nos Estados Unidos e um possível orçamento menor, segundo a instituição, podem impactar a taxa de câmbio brasileira, que já apresenta uma trajetória de queda na diferença de juros.

Veja também:

Semana do Consumidor: Americanas anuncia até 60% de desconto nas ofertas, confira!

Ademais, para 2025, o Itaú Unibanco espera um avanço de 2,0% no PIB, o mesmo índice projetado para 2024.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com