Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como a queda do PIB influencia no nosso dia a dia?

Entenda mais sobre o cenário econômico atual e seus efeitos.

O Produto Interno Bruto de um país, também conhecido como PIB, é sem dúvida um dos indicadores mais importantes para a economia global. E no caso do Brasil, em 2020, o dado se mostrou um reflexo da caos e da crise instaurada pela pandemia de covid-19. Afinal, o PIB do país despencou 4,1% em relação ao ano anterior. Essa foi a pior taxa da série histórica, iniciada em 1996. O IBGE é responsável pelos dados.

Contudo, apesar do tombo, o principal indicador da atividade econômica no país mostrou recuperação ao longo dos meses. Com isso, o PIB brasileiro cresceu 3,2% no 4º trimestre, em comparação ao trimestre anterior. Mas, mesmo com o crescimento, o cenário para 2021 não é positivo.

É provável que você também goste:

Itaú demite 50 funcionários que pediram auxílio emergencial indevidamente

Banco Itaú começa a cobrar taxa em transferências Pix.

Banco do Brasil ajuda estados e municípios a cobrar impostos via Pix.

Saiba mais sobre o cenário econômico atual

O fator mais relevante para a economia não conseguir se recuperar como deveria é que, nas últimas semanas, o cenário piorou bastante. Dessa forma, nos próximos dias analistas devem revisar para baixo suas projeções de PIB em 2021. Além disso, o agravamento da pandemia vem levando os hospitais de diversos estados ao colapso, enquanto a vacinação segue avançando de forma muito mais lenta do que deveria.

Quando falamos em economia, um outro sinal de alerta sem dúvida é a crescente alta do dólar. Isso porque, com a incerteza no Brasil, maiores são as chances das pessoas e empresas tirarem o dinheiro do país. Ou seja, não há expectativas, segundo os analistas, de que investidores trarão mais dinheiro para injetar no país, ou que o real se fortaleça parente outras moedas. E isso certamente vai impactar cada vez mais a vida dos brasileiros.

Como a queda do PIB influencia no nosso dia a dia?

Por fim, os economistas também estão preocupados com a volta do auxílio emergencial, que aumentará os gastos federais. Isso porque o Governo Federal já confirmou que a liberação do benefício será feita sem as medidas de compensação, e que isso tem potencial de afetar a inflação e elevar o desemprego. Os investidores também aguardam com ansiedade pela votação da PEC Emergencial.

Portanto, neste cenário incerto, é preciso tomar algumas medidas de controle financeiro, tanto como comprador quanto como investidor. Na bolsa, por exemplo, ações de diversas empresas consideradas estáveis caíram fortemente nas últimas semanas, o que pode ser considerado como uma oportunidade. No entanto, a incerteza e os riscos também são maiores. Além disso, nas finanças pessoais, é preciso ter clareza das suas limitações financeiras, fazendo orçamentos e tentando não contrair dívidas que comprometam muito sua renda.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: Champ008 / shutterstock.com