Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Salariômetro diz que reajuste salarial em agosto ficou abaixo da inflação

Inflação para as famílias mais pobres passa de 10% nos últimos 12 meses.

No último dia 23, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou o boletim Salariômetro. Em suma, no mês de agosto, o reajuste salarial do Brasil ficou, em média, 1,4 ponto percentual abaixo da inflação. Esse número foi encontrado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Confira os detalhes a seguir.

MEIs têm até o fim do mês para regularizar dívida com a Receita Federal

Salariômetro diz que reajuste salarial em agosto ficou abaixo da inflação

O reajuste médio negociado foi de 8,5% em agosto. Enquanto isso, o INPC, no acumulado de 12 meses, ficou em 9,9%. Além disso, o piso salarial mediano (modelo que corrige eventuais diferenças) negociado foi de R$ 1.255 em agosto. Ademais, o piso médio foi de R$ 1.396.

O Salariômetro leva em conta os resultados de 40 negociações salariais coletivas que são depositados no Portal Medidor, do Ministério da Economia. Além disso, não ocorreu um aumento mediano real como resultado das negociações em nenhum dos últimos 12 meses, segundo a fundação.

Desde o mês de setembro do ano passo, o índice oscila de -1,4% a zero. De acordo com a Fipe, a inflação estimada para as próximas datas base deve ficar perto de 10%. Isso deve comprimir o espaço para os ganhos reais no futuro.

Inflação para as famílias mais pobres passa de 10% nos últimos 12 meses

O elevado aumento dos preços colocou o Brasil em 3º lugar no ranking de inflação da América Latina. Dessa forma, o país fica atrás somente da Argentina e do Haiti. Atualmente, esses países enfrentam uma dura e persiste crise econômica, além de uma ebulição política e social marcada pelos desastres naturais.

E como já era de se esperar, as famílias mais pobres são as que mais sofrem no Brasil. De acordo com o Ipea, a inflação medida para essa faixa de renda foi de 10,63% no acumulado de 12 meses até agosto.  

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Yulia Grigoryeva / Shutterstock.com