Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receber este Pix no Caixa Tem a partir de outubro pode se tornar mais difícil para estas pessoas; entenda

A partir de outubro, o Governo Federal dará início a novas regras para receber esta quantia no Caixa Tem. Confira!

Na última segunda-feira (18), teve início o pagamento do Bolsa Família referente a setembro. Assim, cerca de 21 milhões de famílias estão recebendo, pelo menos, R$ 600 através da conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Porém, essa quantidade de beneficiários deverá diminuir no próximo mês, já que a partir de outubro, o Governo Federal dará início a novas regras no programa social. A medida tem o intuito de evitar fraudes no recebimento do benefício. Veja mais detalhes!

Novas regras para receber no Caixa Tem

Os novos requisitos do Bolsa Família são destinadas às famílias unipessoais, ou seja, aquelas formadas por um único membro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou, então, as normas no Diário Oficial da União (DOU) e elas já estão valendo.

Celular app Caixa Tem e várias notas de dinheiro ao lado.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Dessa forma, apenas 16% da folha de pagamento de cada município poderá ser composta por famílias unipessoais. A alteração tem o objetivo de corrigir distorções geradas entre 2021 e 2022. Na época, o programa ainda se chamava Auxílio Brasil e teve a quantidade dessas famílias bastante elevada. Passou de 1,8 milhão, em dezembro de 2018, para 5,5 milhões, em outubro de 2022.

Veja também:

Horóscopo diz se você receberá muitos Pix ou boletos para pagar em outubro; confira

Calendário Bolsa Família – outubro

O calendário de repasses do Bolsa Família ocorre de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS) final do beneficiário titular. Confira, portanto, o cronograma do mês de outubro:

Último dígito do NISData do Pagamento
118 de outubro
219 de outubro
320 de outubro
423 de outubro
524 de outubro
625 de outubro
726 de setembro
827 de outubro
930 de outubro
031 de outubro
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Por fim, clique aqui para consultar os requisitos para se tornar um beneficiário do Bolsa Família.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com