Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal alerta sobre o novo golpe da falsa restituição do IR 2022

0

Há pouco tempo, a Receita Federal alertou que os golpistas estão se valendo de um novo golpe da falsa restituição do Imposto de Renda (IR) 2022. O objetivo é roubar dados de clientes por meio de mensagens que são enviadas por e-mail. Abaixo, confira como funciona esse golpe da falsa restituição do IR 2022.

É provável que você também goste:

Fintech do Santander sofre golpe do Pix que desviou R$ 13 milhões

Open Finance na declaração do Imposto de Renda vai ajudar contribuintes

Confira como participar do leilão da Receita Federal com produtos eletrônicos a partir de R$ 300

Receita Federal alerta sobre o novo golpe da falsa restituição do IR 2022

No e-mail, os golpistas dizem que o contribuinte tem um valor de restituição do IR 2022 a receber. Além disso, indicam um link ou campo no qual a pessoa precisa clicar para conferir os valores e acessar o dinheiro.

Porém, ao clicar no link, o contribuinte pode ter os seus dados pessoais roubados. Com os dados na mão, os criminosos podem realizar fraudes em nome do contribuinte. Tais como fazer empréstimos bancários, pagar contas, fazer compras e transferências.

De acordo com Emílio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe, existem muitos golpes e eles são sazonais. Ou seja, acontecem em certas épocas do ano. Neste atual momento, os golpistas se aproveitam do período de restituição do IR 2022.

Emílio explica que “Se o contribuinte abrir o link no computador, o golpista fica esperando o cidadão fazer uma operação bancária, também no computador, para invadir a conta corrente ou a poupança”.

Assim, se o contribuinte clicar no link do golpe da restituição do IR 2022, ele vai ficar mais exposto a mais fraudes. É dito isso, pois será possível acessar os aplicativos e fazer transações, em especial, nos aplicativos de compras, entregas e assinaturas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar