Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita pagará maior lote de restituição do IR da história; saiba mais

A Receita Federal abrirá a consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Descubra como verificar se você tem direito!

Nesta quinta-feira (23), cerca de 5,6 milhões de brasileiros terão acesso às informações sobre a restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Assim, a partir das 10h, a Receita Federal abrirá a consulta para o primeiro dos cinco lotes programados para este ano, incluindo ajustes de anos anteriores. 

Dessa forma, o total distribuído será de R$ 9,5 bilhões, focando nos grupos prioritários. Assim, esse é o maior lote de restituição da história do Imposto de Renda. Esse marco representa uma oportunidade para milhões de contribuintes recuperarem parte do valor pago a mais no Imposto de Renda. Veja mais detalhes!

Quem receberá a restituição do IR neste lote

Dentre os contemplados, se destacam idosos, professores e moradores do Rio Grande do Sul, especialmente afetados pelas recentes enchentes. São 2.595.933 idosos entre 60 e 79 anos e 1.105.772 professores que têm prioridade, seguidos por 886.260 contribuintes do Rio Grande do Sul e exercícios anteriores. 

Além disso, a inclusão da chave Pix tipo CPF é um diferencial que antecipa a restituição para 787.747 contribuintes. Ademais, recebem o repasse neste lote 258.877 idosos acima de 80 anos e 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Imagem de mulher segurando cédulas de real e sorrindo
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Como consultar o pagamento

Portanto, para consultar se você é um dos beneficiados por este primeiro lote, visite o site da Receita Federal, acessando a opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O recurso também está disponível através do aplicativo para dispositivos móveis (Android e iOS).

Veja também:

Financiamento de veículos via WhatsApp? C6 Bank libera novidade para os clientes; confira

Por fim, é importante verificar sua conta bancária no dia 31 de maio, data prevista para o depósito. Caso a restituição não seja efetuada, por motivos como conta bancária desativada, o Banco do Brasil mantém o valor disponível para resgate por até um ano. O resgate pode ser agendado via Portal BB.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com