Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita paga hoje (31) a restituição do 1º lote do Imposto de Renda 2021

O pagamento está dividido em 5 lotes. No 1º serão contemplados os contribuintes com prioridade legal.

0

Inicia hoje, segunda-feira (31), a restituição do 1º lote do Imposto de Renda (IR) 2021. No total, a Receita Federal vai pagar mais de 3,45 milhões de contribuintes. Vale ressaltar que, neste ano, o Imposto de Renda deve bater recorde tanto no número de declarações, quanto no tamanho do lote de restituição.

É provável que você goste também:

Trigg lança cartão de crédito com a temática do seriado Friends

PagBank está reduzindo limites em massa após retirar investimento

O que acontece se perder o prazo da declaração do Imposto de Renda 2021?

Receita paga hoje (31) a restituição do 1º lote do Imposto de Renda 2021

O valor das restituições do IR somam cerca de R$ 6 bilhões. As mesmas devem ser depositadas na conta indicada pelo contribuinte na declaração do IR 2021.

Desde 2020, houve uma redução na quantidade de lotes. Dessa forma, o número de lotes passou de sete para cinco. Além disso, o início das devoluções mudou de junho para maio. Já o término dos pagamentos ocorre em setembro. 

Assim, a restituição do 1º lote acontece hoje, dia 31 de maio. Já quem está no 2º lote recebe em 30 de junho. Contribuintes do 3º lote recebem a restituição em 30 de julho. Já o 4º lote vai ser pago em 31 de agosto, enquanto que os contribuintes do 5º lote recebem em 30 de setembro.

Na restituição do 1º lote, serão contemplados os contribuintes com prioridade legal. Ou seja, idosos, portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, bem como quem enviou a declaração até o dia 28 de fevereiro.

Como é feito o pagamento?

Durante a declaração do IR, o contribuinte precisa informar uma conta bancária. Para essa mesma conta, a Receita Federal deposita o valor da restituição, caso a pessoa tenha direito. Entretanto, caso seja encontrado algum erro nas informações, de forma que não seja possível depositar o dinheiro, o recurso fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

De acordo com a Receita Federal, aproximadamente 390 mil contribuintes ainda não receberam o valor da restituição de 2020. Isso ocorre por conta de pendências em suas contas bancárias. Após o término de um ano, o contribuinte precisa recorrer à própria Receita Federal. O prazo para pedido de pagamento da restituição do IR é de cinco anos. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...