Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Restituição do IR 2024: veja quando a consulta ao 2° lote será liberada e a data do pagamento

A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do IR 2024. Veja quem recebe e como consultar a situação da sua declaração

Na último dia 31, a Receita Federal liberou o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Dessa forma, aqueles que não receberam o repasse dessa vez estão na expectativa do pagamento do 2º lote, que deve ocorrer no dia 28 de junho.

Primeiramente, é importante entender quem se enquadra nos grupos prioritários definidos pela Receita Federal. São eles: idosos acima de 80 anos, contribuintes que possuem entre 60 e 79 anos, aqueles com alguma deficiência física, mental ou portadores de doença grave e professores cuja renda principal seja proveniente do magistério. 

Além disso, aqueles que escolheram receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida também são considerados para recebimento antecipado.

Calendário de restituição do IR 2024

Portanto, confira o calendário de pagamento da restituição do IR 2024, que ocorre em cinco lotes:

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Assim, para consultar o pagamento basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o site da Restituição do IR;
  • Informar o CPF e a data de nascimento;
  • Clicar em “Meu Imposto de Renda”; e
  • Por fim, clicar em “Consultar a Restituição”.
Em cima de uma calculadora, papel escrito "restituição" em caixa alta. Ao redor, uma caneta e notas de dinheiro.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Procedimentos em caso de não recebimento

No entanto, em caso de não recebimento do valor da restituição na conta bancária, é importante estar atento aos prazos e às medidas necessárias. Se o crédito ocorrer, o contribuinte tem até um ano para resgatar o montante. Assim, esse resgate pode ocorrer diretamente no Banco do Brasil, através de agendamento pelo Portal BB ou pela central de relacionamento do banco.

Veja também:

Caixa libera R$ 4.500 para os clientes; confira se pode receber

Contudo, se mesmo depois deste período o dinheiro não for retirado, ainda há uma solução. O contribuinte pode requisitar a restituição não resgatada por meio do Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Meu Imposto de Renda”.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com