Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Revelado quem vai receber o PIS/Pasep 2025: veja se está na lista

PIS/Pasep 2025: Entenda o que é, como funciona, e quem irá receber o abono salarial o ano que vem. Descubra como consultar!

O PIS/Pasep, sigla para Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é um programa do governo brasileiro que oferece benefícios aos trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos. 

Assim, o programa tem como objetivo distribuir parte do lucro das empresas entre seus trabalhadores e servidores, além de promover a integração social e a participação no desenvolvimento do país.

O PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e contempla os trabalhadores da iniciativa privada. Já o pagamento do Pasep ocorre por meio do Banco do Brasil aos servidores públicos. No entanto, para ter direito ao abono salarial é preciso cumprir alguns requisitos.

Veja também:

Casamento econômico? Saiba se é possível planejar a união de forma barata

PIS/Pasep 2025

O cronograma de pagamentos do PIS/Pasep 2024 ainda não chegou ao fim, mas os trabalhadores já aguardam com expectativa os repasses do abono salarial de 2025, que será referente ao ano-base 2023. Contudo, para receber o PIS/Pasep 2025 será preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Recebeu até dois salários mínimos por mês em 2023;
  • Tinha registro em carteira;
  • Exerceu atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias em 2023;
  • Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Possui dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

Assim, os trabalhadores que cumprirem os requisitos do PIS/Pasep irão receber até um salário mínimo, variando de acordo com o número de meses trabalhados em 2023.

Mão segurando notas de dinheiro de diversos valores.
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Como consultar o abono salarial

Por fim, confira diferentes meios para consultar o PIS/Pasep:

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com