Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rio aceitará criptomoedas no pagamento do IPTU em 2023

0

O Rio de Janeiro será a primeira cidade do Brasil a aceitar que impostos da prefeitura, como o IPTU, sejam pagos com criptomoedas a partir de 2023. Na última sexta-feira (25), ocorreu a confirmação de que essa ideia vai realmente sair do papel. Abaixo, confira todos os detalhes sobre essa novidade.

É provável que você também goste:

Criptomoedas entram mesmo na declaração do Imposto de Renda 2022?

Atenção: INSS libera desconto no IPTU para beneficiários; saiba como conseguir

Rio aceitará criptomoedas no pagamento do IPTU em 2023

Até o momento, não é possível confirmar se a criptomoeda aceita para pagamento será o Bitcoin (BTC) ou outra. O anúncio de aceitar criptomoedas no pagamento do IPTU ocorreu no evento Criptoatividade Carioca, organizado pelas secretarias municipais de Fazenda e Planejamento, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

O encontro teve ainda a presença do prefeito Eduardo Paes e os secretários Pedro Paulo e Chicão Bulhões. Os mesmos apresentaram os resultados do relatório CriptoRio, realizado pelo grupo de trabalho criado no início de 2022.

De acordo com a nota oficial da prefeitura do Rio, a cidade terá o apoio de empresas do setor cripto para conseguir disponibilizar essa opção de pagamento. Ainda mais por conta da conversão para real das criptomoedas recebidas no pagamento do IPTU.

Sendo assim, quando o cidadão pagar o imposto com criptomoedas, deverá haver uma conversão em real assim que a moeda digital chegar aos cofres públicos. O objetivo é fazer com que a prefeitura não seja prejudicada pela inconstante alteração nos preços e saia no prejuízo.

Ademais, ainda não houve a divulgação dos nomes das corretoras de criptomoedas que serão contratadas. Entretanto, durante o evento, marcaram presença Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, e a CEO da InspireIP, Caroline Nunes.

Por fim, o prefeito Eduardo Paes disse: “agora quem investe em criptomoedas e mora na cidade do Rio vai poder gastar esse ativo aqui pagando imposto oficial na cidade do Rio. E vamos avançar nisso rápido”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: lucadp / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar