O Cadastro Positivo, ferramenta criada pelos birôs de crédito para avaliar o comportamento de compra e pagamento dos consumidores, contribui na obtenção de crédito. Sendo assim, o consumidor é analisado e recebe uma nota, que é alterada com base nos dados de consumo. Contudo, muitos usuários do Cadastro Positivo veem seu score reduzir sem motivos aparentes. Neste post, explicamos por que seu score pode estar diminuindo mesmo com as contas em dia.

É provável que você também goste:

Auxílio emergencial: é possível receber a segunda parcela no Nubank ou Banco Inter?

Projeto permite saque do FGTS para desempregado em situação de calamidade

Prepare o bolso: governo empresta dinheiro ao setor elétrico, mas você pagará a conta

Como funciona o score do Cadastro Positivo?

Segundo as entidades que desenvolveram o Cadastro Positivo, o Score nada mais é do que um cálculo matemático que mostra a chance de um determinado grupo de pessoas que tem perfil semelhante, pagar ou não suas contas em dia nos próximos 12 meses.

Mas como é feito o cálculo do score?

Para chegar ao resultado, são usadas informações cadastrais, comportamentais, positivas e de negativações que aquele consumidor tem na Serasa. Assim, são avaliadas as ações que o consumidor toma. O resultado do score é dinâmico, pois considera as informações disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta. Assim, seu score pode estar diminuindo mesmo sem nenhuma dívida.

Por que o score pode estar diminuindo mesmo com as contas pagas?

Ao funcionar com a base de dados disponíveis, o seu score pode estar baixo devido à falta de informações para a consulta. Mas o que isso significa? A Serasa explica que o score é a sua credibilidade e leva em conta os seus hábitos de pagamento. Se você não paga nada, não tem como te avaliar. Desta forma, seu score pode estar diminuindo mesmo sem existirem dívidas no seu nome.

Como aumentar o meu score no Cadastro Positivo?

Para quem vê que o score pode estar diminuindo mesmo com as contas em dia, é preciso lembrar que melhorar a sua pontuação faz parte de um processo de mudança de comportamento para que o mercado veja você de outra forma e, então, lhe conceda crédito. Além disso, as ações não têm efeito imediato sobre o seu score, levando algum tempo. Confira as nossas dicas para não ter o seu score baixo mesmo com as contas em dia:

a) Mantenha as suas informações sempre atualizadas no Cadastro Positivo;
b) Faça o pagamento das suas contas em dia;
c) Negocie suas dívidas junto às empresas;
d) Faça um uso consciente do seu crédito;
e) Seja constante em relação às suas contas;

Lei do Cadastro Positivo

Antes, consumidores e empresas precisavam autorizar a abertura do seu Cadastro Positivo. Com a Lei Complementar nº 166/19, todos participam automaticamente, podendo solicitar sua exclusão a qualquer momento, conforme explicamos nesta matéria.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: aShatilov via shutterstock.com