Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do IR 2020

0

Hoje, terça-feira (23), a receita abriu a consulta ao segundo lote de restituição do IR 2020. O lote é o maior já registrado, sendo de R$ 5,7 bilhões. Ao todo, mais de 3,3 milhões de brasileiros que fizeram sua declaração do IR em 2020 receberão a restituição. Mas, além deste pagamento, ao final de cada mês até setembro, serão pagos os próximos lotes de restituição.

É provável que você também goste:

Nubank disponibiliza cartão virtual de débito para compras

Como recuperar o seu dinheiro roubado do Caixa Tem pelo golpe do auxílio emergencial

Receita Federal investiga fraudes em restituições do Imposto de Renda

Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do IR 2020

Nesta terça-feira (23), às 09h da manhã, a Receita Federal abriu a consulta ao segundo lote de restituição do IR 2020. O pagamento acontece no dia 30 de junho para 3,3 milhões de contribuintes, sendo o valor total da restituição de R$ 5,7 bilhões, o maior lote já registrado.

Quem vai receber o segundo lote de restituição do IR?

  • Pessoas acima de 80 anos: 54.047 contribuintes;
  • Pessoas com idade entre 60 e 79 anos: 1.186.406 contribuintes;
  • Cidadãos com alguma deficiência física, mental ou doença grave: 89.068 contribuintes;
  • Pessoas com maior fonte de renda sendo o magistério: 937.234 contribuintes.

Ainda no segundo lote, foram liberados os pagamentos a mais de 1 milhão de brasileiros não prioritários, mas que entregaram a declaração até o dia 4 de março deste ano.

Dessa vez, o pagamento do segundo lote de restituição do IR acontece no mesmo dia em que acontece o encerramento do período de entrega das declarações em 2020. Por outro lado, o primeiro lote foi pago em 29 de maio, e serão no total 5 lotes de restituição este ano. 

O número de lotes foi reduzido de 7 para 5, com o objetivo de entregar de forma mais rápida os valores à população. Além disso, esse foi o primeiro ano em que a restituição do IR começou a ser paga antes mesmo do período de declarações se encerrar.

Como saber se tenho direito ao pagamento do segundo lote de restituição do IR?

A consulta para confirmar se a declaração foi liberada pode ser feita no site da Receita Federal. Para isso é preciso informar o CPF e a data de nascimento do contribuinte.

Em consulta à página da Receita, é possível utilizar o serviço e-CAC para acessar o extrato da sua declaração de Imposto de Renda, bem como verificar se existem inconsistências. Nestes casos, será preciso avaliar os problemas, fazer os ajustes necessários e entregar uma declaração retificadora.

Além do site, a Receita também conta com o aplicativo Pessoa Física, no qual o CPF deve ser informado, assim como na página da internet. Esse aplicativo é leve para os celulares, e é possível verificar a situação de liberação do segundo lote de restituição do IR.

Por fim, em caso de inconsistências ou problemas para verificação no site ou aplicativo, a Receita tem o Receitafone, pelo número 146.

O saque da restituição pode ser feito até quando?

Como procedimento padrão, o valor de qualquer lote da restituição do Imposto de Renda fica disponível por um ano na conta bancária informada na declaração do IRPF. Assim, se o contribuinte não realizar o saque, será necessário fazer um requerimento através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou então diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Qual o procedimento se o segundo lote de restituição do IR 2020 não for depositado?

Existem duas opções caso você tenha direito a receber a restituição no dia 30 de junho, mas o valor não seja creditado.

  1. Ir até qualquer agência do Banco do Brasil.
  2. Ligar para a Central de Atendimento através dos números:
  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos)

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais