Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos projetam forte alta de juros e Selic acima de 10% em 2022

Projeções serão promovidas pelo Banco Central nos próximos dias

0

Mais três grandes instituições financeiras revisaram para cima suas projeções para o aumento da Selic em 2022. Assim, as projeções serão promovidas pelo Banco Central nos próximos dias, com um acréscimo de pelo menos 125 pontos-base no radar. A expectativa é de uma Selic acima de 10% para o ano que vem. Especialmente após a forte rodada de piora no balanço de riscos à inflação, e também da questão da ameaça de furo do teto de gastos do governo.

Bancos projetam forte alta de juros e Selic acima de 10% em 2022

Dessa forma, a onda de ajustes dos bancos vem pela percepção de piora do cenário para as contas públicas, que impactam diretamente na inflação e na Selic. O movimento foi ainda mais claro após o governo pressionar por uma aumento do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família. Parte dos valores do novo programa devem ser bancados com recursos fora do teto de gastos.

Até o momento, o UBS BB foi o mais agressivo. passando a ver uma alta dos juros da Selic 150 pontos-base nas duas últimas reuniões do Copom de 2021. Portanto, com mais aperto contratado para o começo de 2022, a taxa básica de juros da economia concluiria o ano que vem em 10,25% nominal. Esse seria o maior patamar desde julho de 2017, e estaria 825 pontos-base acima da mínima histórica de 2%.

“O que for preciso é, de fato, o que for preciso”, disse o UBS BB em relatório, fazendo referência à fala recente do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que a autarquia fará o “que for preciso” para a ancoragem da inflação no médio e longo prazos.

Por fim, o Morgan Stanley elevou a 125 pontos-base o prognóstico da alta da Selic na próxima reunião do Copom. Segundo a instituição financeira, “125 pontos-base agora são os novos 100 pontos-base” – referindo-se à indicação do BC de não antecipar aumentos de forma agressiva.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar