Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Servidores federais devem ter salários reajustados em 2023

Confira o motivo da decisão e o que disse Paulo Guedes, ministro da Economia, sobre o reajuste.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No início desta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o reajuste salarial dos servidores públicos federais deve ocorrer em 2023, declarando ainda que, atualmente, não é possível pagar pelo reajuste.

Além disso, de acordo com o ministro, o reajuste só poderá ocorrer sob algumas condições, como a redução de gastos com a pandemia, aumento de produtividade dos servidores e maior oferta de serviços digitais para a população.

“Os governos passados contrataram 160 mil pessoas liquidamente. Se aposentam por ano de 20 mil a 30 mil. Fizemos o contrário. Os servidores se aposentaram e nós digitalizamos os serviços. A produtividade subiu e pode haver aumento de salário brevemente”, disse Guedes durante um evento na segunda-feira (20), no Rio de Janeiro.

Embate sobre o reajuste para servidores federais

A falta de reajuste não foi bem aceita pelos servidores. Nos últimos meses, houve muita confusão envolvendo todas as partes. Algumas categorias trabalhistas decidiram realizar paralisações e até mesmo greves.

Uma delas foi a dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que durou 52 dias e somou um saldo de 1.094.210 de pessoas à espera por um atendimento no instituto. Já a mais recente é a dos funcionários do Banco Central e Tesouro Nacional, que entraram em greve no dia 1º de abril e continuam com a paralisação por tempo indeterminado.

Apesar disso, o Governo Federal aparenta não ceder a pressão. Além da declaração de Guedes, anteriormente, o presidente Jair Bolsonaro (PL) descartou o reajuste para os servidores federais ainda em 2022. Ele afirmou que o governo estuda nova medida via aumento do auxílio-alimentação. Antes, o governo avaliou aumento de 5% para os servidores.

“Lamentavelmente, não tem reajuste para servidor. Nós estamos tentando agora, que tem que vencer legislação eleitoral, dobrar, no mínimo, o valor do auxílio-alimentação”, disse Bolsonaro em pronunciamento aos jornalistas em frente ao Palácio do Planalto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: A.RICARDO / Shutterstock.com