Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Shopee se torna a segunda maior locadora de galpões no Brasil

A expansão acelerada da Shopee no Brasil surpreendeu o mercado e mudou o cenário logístico nacional. Saiba mais detalhes

Em um movimento estratégico para fortalecer sua presença no mercado brasileiro, a Shopee, gigante do e-commerce asiático, superou a Amazon e se tornou a segunda maior locadora de galpões do país. Assim, a empresa, que chegou ao Brasil em 2019, vem expandindo rapidamente sua operação logística, buscando reduzir custos e otimizar a entrega de produtos aos consumidores.

Dessa forma, a Shopee fica atrás apenas do Mercado Livre. De acordo com dados da consultoria Newmark, tal crescimento não foi apenas significativo para a Shopee, mas também trouxe um impacto direto na economia do setor logístico, que teve o melhor desempenho dos últimos seis trimestres. Assim, São Paulo liderou essa expansão, com destaque para as regiões de Guarulhos e Cajamar.

Locação de galpões em expansão

Comparativamente, enquanto a Shopee ampliou a ocupação dos galpões em 50%, a Amazon e o Meli registraram crescimentos mais modestos de 10% e 15%, respectivamente. Esse aumento na demanda levou a uma absorção bruta de 1,4 milhão de m² somente no último trimestre. Isso representa uma alta de 55% em relação ao período anterior.

Dessa forma, as regiões que foram mais beneficiadas por esta expansão foram:

  • São Paulo: com 920,557 mil m², foi a região que mais absorveu novos galpões, sendo 65% do total;
  • Rio Grande do Sul: registrou 95.256 m² de novos espaços locados;
  • Minas Gerais: adicionou 90.591 m² ao mercado de galpões;
  • Rio de Janeiro e Espírito Santo: ficaram na mesma posição, adicionando cerca de 134 mil m².
Fachada do prédio da Shopee em Cingapura
Imagem: Emoji Dream / Shutterstock.com

Expansão rápida da Shopee

Mariana Hanania, diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, afirmou ao O GLOBO que o que mais surpreende é a velocidade com que a Shopee está expandindo suas operações. Assim, a estratégia parece ser uma preparação para enfrentar a crescente competição, que promete se intensificar com a chegada de novos players no mercado brasileiro.

Veja também:

Banco renomado premia clientes com PIX de R$ 1.289! Veja como conseguir!

Enfim, a Shopee se destaca por ter uma base sólida de comércio com vendedores nacionais. Assim, diferenciando-se de concorrentes asiáticos como Shein e Ali Express, que são mais dependentes de produtos importados. Isso é evidenciado pelo fato de que cerca de 90% das suas vendas são realizadas por lojistas brasileiros.

Imagem: Emoji Dream/shutterstock.com