Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tá calor aí? Preço do ar-condicionado sobe em outubro

A onda de calor que tem impactado o Brasil pode ser o motivo para o aumento nos preços dos aparelhos de ar-condicionado. Confira!

Para André Almeida, analista do Sistema Nacional de Índice de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a onda de calor pode ser o motivo para o aumento nos preços dos aparelhos de ar-condicionado em outubro. Segundo ele, a onda de calor tem impactado diferentes regiões do Brasil.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês, o preço do ar-condicionado teve alta de 6,09% em outubro, ficando atrás apenas das passagens aéreas entre os itens não alimentícios, que tiveram um aumento de 23,70%. Veja mais detalhes!

Impacto no preço do ar-condicionado

Além da onda de calor, Almeida também atribui o aumento do preço do ar-condicionado à seca no Amazonas, que tem impactado a produção de diversas indústrias. No entanto, aqueles que já possuem um aparelho de ar-condicionado podem comemorar. Dado que houve uma redução de 0,58% no custo da eletricidade, mesmo com a ocorrência de ajustes nas tarifas em três áreas de abrangência examinadas.

Veja também:

URGENTE: lista de bloqueios do Bolsa Família é divulgada e surpreende brasileiros

Dessa forma, aqueles que já possuem o aparelho poderão utilizá-lo pagando um pouco menos pela energia consumida. Assim, a queda, segundo Almeida, pode ter sido contribuída pela redução do PIS/Cofins em diversas áreas pesquisadas.

IPCA de outubro

Diante desse cenário, a variação do IPCA em outubro foi de 0,24%, indicando estabilidade em comparação com setembro (0,26%). Consequentemente, a elevação acumulada do IPCA no ano atinge 3,75%, enquanto nos últimos 12 meses, alcança 4,82%, representando uma redução em relação aos 12 meses anteriores (5,19%).

Enfim, quando visto por região, os maiores resultados do IPCA em outubro foram em:

  • Goiânia (0,80%);
  • Brasília (0,62%);
  • Belo Horizonte (0,45%);
  • Rio de Janeiro (0,38%);
  • Rio Branco (0,30%)

Por outro lado, São Luís registrou o menor índice (0,50%). Por fim, clique aqui e confira mais detalhes do IPCA de outubro.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com