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Talvez você tenha esquecido de sacar seu PIS/Pasep: veja como consultar pelo CPF

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Durante o primeiro trimestre, milhares de trabalhadores receberam o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2022. Contudo, muitas pessoas ainda não fizeram o resgate dos valores que podem ser sacados até 29 de dezembro deste ano.

Por outro lado, muitos trabalhadores também não sacaram os valores referentes ao abono do ano-base 2019. Dessa forma, o Governo Federal tomou a decisão de dar outra chance para realizar o saque no mesmo prazo.

Vale ressaltar que o PIS/Pasep é destinado aos trabalhadores formais (CLT) da iniciativa privada e coordenado pela Caixa. Por sua vez, o Programa de Formação Patrimônio do Servidor Público (PASEP), é de responsabilidade do Banco do Brasil e é fornecido aos servidores públicos.

Quem pode sacar os valores esquecidos do PIS/Pasep?

Para conseguir sacar os valores esquecidos do PIS/Pasep é preciso ser trabalhador ou servidor público que não tenha feito à retirada do dinheiro correspondente, sendo necessário:

  • Estar devidamente registrado por pelo menos cinco anos no PIS/PASEP;
  • Ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano-base em 2019 e/ou 2020;
  • Ter remuneração mensal de até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito na Relação Anual de Informações (RAIS) ou no eSocial;
  • Não ser empregado doméstico e nem ter sido contratado por pessoa física.

Caso tenha interesse em receber o abono PIS/PASEP do ano-base 2019, será preciso fazer um pedido formal de resgate do dinheiro através do aplicativo da Carteira de Trabalho, em alguma unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho e Previdência ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br. 

Porém, não esqueça de trocar o “uf” do e-mail pela sigla do seu estado, por exemplo “[email protected]”.

Como consultar os valores

Os benefícios podem ser consultados pelo telefone no número 158 ou acessando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ao informar o número do CPF. 

Sendo assim, confira o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular;
  2. Faça o login necessário por meio do CPF e senha cadastrados no gov.br.;
  3. Toque no ícone “Benefícios” que fica localizado no menu do app;
  4. Em “Abono Salarial”, clique na opção “Consultar”.

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Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com