Taxa média de juros registra queda em setembro
A taxa média de juros para o crédito total e crédito livre registrou queda na comparação mensal, segundo o BC. Confira!
No mês de setembro, as concessões nominais de crédito chegaram a R$ 544,8 bilhões, o que corresponde a um aumento de 2,3% no mês. O resultado se deve ao incremento de 3,8% no crédito a pessoas jurídicas e de 0,5% para pessoas físicas, no período analisado. Diante desse cenário, a taxa média de juros apresentou recuo.
Ao considerar a taxa cobrada nas novas contratações, a queda foi de 0,2 p.p. no mês. No que se refere ao crédito livre, a taxa média de juros ficou em 43,3% a.a. em setembro, com redução de 0,2 p.p. no mês. Entretanto, em 12 meses, houve aumento de 2,8 p.p.
Nesse sentido, o Banco Central acaba de divulgar as Estatísticas Monetárias e de Crédito, nesta terça-feira (07). No último mês de setembro, o saldo das operações de crédito do sistema financeiro atingiu a marca de R$5,6 trilhões, com elevação de 0,8% no mês.
Confira a taxa de juros para Crédito com Recursos Livres
No período em questão, a taxa média de juros para Crédito com Recursos livres registrou queda para pessoas físicas, mas subiu para pessoas jurídicas. Assim, em agosto deste ano, a taxa média anual era de 57,8% para os brasileiros, e em setembro, passou para 57,3%.
Em contrapartida, em relação às empresas, no mês anterior, a taxa estava em 22,5% e atingiu 22,9% no mês de setembro. Mesmo com este avanço, na percepção total, a taxa caiu de 43,5% para 43,3%.

Inadimplência entre pessoas e empresas
Diante disso, o relatório aponta para uma queda de 0,1 p.p. da inadimplência na carteira de crédito total para pessoas físicas, chegando a 4%. Já no que se refere às pessoas jurídicas, o percentual se manteve estável, em 2,7%. Ainda, os dados são referentes aos atrasos superiores a 90 dias.
Por fim, quando considerado o crédito livre, a inadimplência manteve-se estável em 4,9% em setembro, com alta de 0,1 p.p. no crédito livre às empresas (3,4%) e diminuição de 0,1 p.p. no crédito livre às famílias (6,0%).
Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital