Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhadores não receberão PIS/PASEP em 2021: saiba o motivo

Espera-se que até o fim de 2022, todos os pagamentos sejam realizados

Até então, o pagamento do PIS/Pasep costumava ocorrer entre os meses de julho do ano corrente até junho do ano seguinte. Porém, de acordo com o Ministério da Economia, em 2021 o pagamento referente a 2020 não vai acontecer. Descubra abaixo, o porquê.

10,8 milhões serão prejudicados pelo adiamento do PIS/Pasep 2021

Trabalhadores não receberão PIS/PASEP em 2021: saiba o motivo

Conforme os dados da Controladoria-Geral da União (CGU), vai ser necessário pagar todos os beneficiários em um mesmo ano. Em suma, a CGU diz que há problemas com o orçamento. Dessa forma, a opção do governo é iniciar o pagamento apenas em 2022.

O governo vem enfrentando dificuldades para conseguir cumprir o teto de gastos. Sendo assim, com o adiamento do PIS/Pasep, estima-se uma economia de R$ 7,45 bilhões em despesas em 2021, segundo dados oficiais. 

Por enquanto, não existe uma data definida para o início do pagamento do PIS/Pasep. De acordo com a projeção, espera-se que até o fim de 2022, todos os pagamentos sejam realizados.

Geralmente, o cronograma de pagamento do PIS/Pasep seguia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador da iniciativa privada. Com relação aos funcionários públicos, a ordem seguida era o número final da inscrição no Pasep.

Quem tem direito ao benefício?

Todo trabalhador que ganhou, em média, até 2 salários mínimos mensais, com carteira assinada, tem direito ao abono. Além disso, ele deve ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias no ano anterior ao pagamento. 

Por fim, é preciso também estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, bem como ter seus dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O pagamento do PIS pode chegar a um salário mínimo. Já o valor varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com