Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Uber lança programa de empréstimos que pode levar motoristas ao endividamento

Uber lança programa de empréstimos que está causando polêmica e sendo acusado de levar os motoristas à semiescravidão. Conforme reportagem recente do jornal The Guardian, a Uber lançou recentemente crédito de curto prazo a partir de US$ 500,00, a serem pagos diariamente na forma de prestação de serviço para a empresa. Esse programa de empréstimo, que possui versões no Brasil, na Índia e no Peru, estaria levando os motoristas a uma grave situação de endividamento e obrigando-os a trabalhar para o app somente pra pagar as dívidas.

É provável que você também goste:

Uber e outros aplicativos de transporte fazem crédito para veículos subir em 2019

Confira as datas de pagamento para aposentado ou segurado do INSS em 2020

FGTS: multa adicional de 10% é extinta a partir de hoje

Esses empréstimos fazem parte de uma iniciativa de uma subsidiária da Uber, a Uber Money, cujo objetivo é disponibilizar aos motoristas produtos financeiros, como conta bancária e cartões de crédito, por exemplo.

Vários políticos dos EUA demonstraram preocupação com a situação, como a deputada democrata californiana Lorena Gonzalez, que recentemente fez a seguinte declaração no Twitter: “Dado o modelo de negócios da empresa, as pressões financeiras extremas que ela enfrenta e seu histórico de exploração dos colaboradores, é prudente temer que esse programa de empréstimos crie uma nova e cruel forma de peonagem digital. A peonagem, usada como substituta da escravidão no sul da América pós-guerra civil, é um sistema de exploração econômica em que as pessoas são obrigadas a trabalhar para pagar suas dívidas com os empregadores”. “No caso do Uber, isso pode ser feito via smartphone, mas ainda é feudalismo”, complementou.

Uber tem histórico negativo quando o assunto é empréstimos

A Uber tem um histórico bastante negativo no que diz respeito a programas de crédito e financiamento. Em 2018, a Federal Trade Comission multou a Uber em US$ 20 milhões devido a reclamações de motoristas enganados pelo programa de financiamento de automóveis. Após aceitarem esses empréstimos, os ganhos dos motoristas caíram muito devido às taxas de juros, que estavam muito acima da média. Segundo o The Guardian, há motoristas que seguem trabalhando para a Uber apenas para tentar quitar a dívida com o aplicativo.

A Uber Money se defende dizendo que sua missão é dar acesso a serviços financeiros à população excluída. Isso, de fato, ocorre, pois os empréstimos da Uber Money são voltados a motoristas mais pobres. Entretanto, esse serviço acaba por tornar essa população ainda mais vulnerável, pois os juros altos levam esses motoristas a uma situação de superendividamento.

O jornal The Guardian acusa a Uber, principalmente, de obrigar os motoristas a trabalharem mais e faturarem mais dinheiro para empresa, porém recebendo menos, como forma de amenizar os mais resultados financeiros que a empresa tem a cada trimestre. Portanto, é mais fácil conseguir isso quando os motoristas possuem grandes dívidas com a companhia. Além disso, como a Uber consegue definir o valor de cada corrida, ela poderia, por exemplo, diminuir o ganho do motorista endividado por viagem. Com isso, eles seriam forçados a dirigir mais horas para pagar a dívida.

E então, o que você acha dessa prática da Uber Money? Na sua opinião, esse serviço de empréstimos da Uber Money realmente pode levar os motoristas a uma situação de semiescravidão?

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Christopher Penler, via Shutterstock.